Os donos de Xbox finalmente podem marcar em seus calendários: a aguardada versão de “Black Myth: Wukong” para os consoles da Microsoft será lançada em 20 de agosto de 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) pela desenvolvedora e publicadora chinesa Game Science, encerrando um longo e controverso período de espera que durou exatamente um ano desde o lançamento do jogo para PlayStation 5 e PC.
Um histórico de atrasos e declarações conflitantes
A jornada de “Black Myth: Wukong” para o Xbox foi turbulenta. Originalmente, o jogo deveria ser lançado simultaneamente em todas as plataformas em 20 de agosto de 2024. No entanto, no verão passado, a Game Science anunciou que a versão para Xbox seria adiada indefinidamente, citando a necessidade de mais tempo para otimização e para atender aos seus “padrões internos de qualidade”.
O que se seguiu foi uma série de declarações conflitantes que geraram grande especulação. A Microsoft chegou a sugerir que a causa do atraso poderia ser um acordo de exclusividade temporária entre a Game Science e a PlayStation, negando que o problema fossem as “limitações da plataforma Xbox”. A teoria da exclusividade ganhou força com o fato de a nova data de lançamento ser exatamente um ano após a original.
Contudo, em janeiro deste ano, o próprio diretor do jogo adicionou uma camada de complexidade à situação. Em uma publicação na rede social chinesa Weibo, ele culpou diretamente o hardware do Xbox Series S pelo atraso. “Essa memória compartilhada de 10 GB, sem alguns anos de experiência em otimização, realmente não pode ser removida”, disse ele, referindo-se à RAM do console de entrada da Microsoft, que é menor que os 16 GB do Series X.
A controvérsia do Series S e a paridade de plataforma
A declaração do diretor reacendeu um debate acalorado na indústria de games sobre a política de paridade da Microsoft. Para lançar um jogo no ecossistema Xbox, os desenvolvedores são obrigados a garantir que ele seja compatível e funcional tanto no poderoso Series X quanto no mais modesto Series S. Vários estúdios já argumentaram que a necessidade de otimizar para o hardware do Series S acaba por limitar o potencial técnico dos jogos na geração atual. Casos como o atraso de “Baldur’s Gate 3” no Xbox, também devido a dificuldades com o Series S, servem como precedente para os desafios enfrentados pela Game Science.
O fenômeno chinês que quebrou recordes
Enquanto os jogadores de Xbox aguardavam, “Black Myth: Wukong” se tornou um fenômeno global. O RPG de ação, inspirado no clássico romance chinês “Jornada ao Oeste”, foi um sucesso estrondoso de crítica e público. Segundo a Game Science, o jogo vendeu impressionantes 10 milhões de cópias nos três primeiros dias de lançamento. Além disso, estabeleceu um novo recorde no Steam para o maior número de jogadores simultâneos em um título para um jogador, solidificando o status da Game Science como um novo e importante player no mercado global de jogos AAA.