Black Myth: Wukong e a escolha tecnológica: desafios no PS5 e no Xbox Series S

A versão para PC de Black Myth: Wukong oferece suporte aos principais upscalers e geradores de quadros, permitindo aos jogadores uma experiência visual aprimorada. No entanto, o cenário no PlayStation 5 é diferente: o jogo utiliza o FSR 2 da AMD em vez do TSR (Temporal Super Resolution) da Unreal Engine 5, como revelou o Digital Foundry. A decisão está relacionada ao uso de uma versão mais inicial do motor gráfico pela Game Science, o que tornou o uso do TSR mais complicado e custoso.

O estúdio chinês optou por utilizar a primeira versão da Unreal Engine 5 no desenvolvimento de Black Myth: Wukong, o que influenciou a escolha de tecnologias gráficas para os consoles. O TSR, que chegou em versões posteriores do motor gráfico, oferece otimizações específicas para a nova geração de consoles, como o PS5. No entanto, por não contar com essas otimizações iniciais, a implementação do TSR no console da Sony acabou sendo descartada.

Impacto das escolhas tecnológicas nos consoles

De acordo com o Digital Foundry, essa decisão não foi a melhor. A tecnologia TSR da Unreal Engine 5, desenvolvida pela Epic Games, entrega resultados visuais superiores ao FSR da AMD, com menos artefatos e melhor qualidade nas movimentações dos personagens. Embora a implementação do TSR no PS5 tenha apresentado desafios, o canal defende que o esforço valeria a pena para melhorar a experiência visual dos jogadores no console.

Minha experiência no PC reflete isso, já que, mesmo com o uso do FSR 3, noto menos problemas visuais ao utilizar o TSR, especialmente em relação ao “ghosting” em determinadas movimentações dos personagens. Isso sugere que, apesar dos desafios técnicos, o TSR poderia oferecer uma vantagem significativa em qualidade visual.

Black Myth: Wukong no Xbox Series S

Outro ponto de discussão é como o Xbox Series S lidaria com Black Myth: Wukong. O Digital Foundry acredita que, apesar dos desafios enfrentados pelo PS5, o motor Unreal Engine 5 não é exigente em relação ao tamanho das texturas e não é tão dependente do processador. Assim, otimizações vistas em outros jogos poderiam ser aplicadas, como a redução de efeitos gráficos e resolução, permitindo que o jogo rodasse no console de entrada da Microsoft.

Entretanto, rumores começaram a circular no X/Twitter sobre uma possível exclusividade não anunciada de Black Myth: Wukong para o PS5, alimentados por diferentes fontes. O Eurogamer chegou a mencionar que insiders e jornalistas conhecidos discutiram essa possibilidade, com alguns sugerindo que a exclusividade existe, enquanto outros apontam para problemas técnicos que estariam atrasando o lançamento do jogo para Xbox.

Publicações como a Forbes e o IGN afirmam, por suas fontes, que há um acordo de exclusividade com a Sony. Já figuras como Jeff Grubb, Shpeshal Nick e Jez Cordon negam essa informação, afirmando que o problema está nas otimizações para os consoles da Microsoft, e não em um acordo de exclusividade.

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