Em um movimento que promete redefinir o futuro de uma das maiores franquias de terror da história, o estúdio Blumhouse, de Jason Blum, finalizou um acordo para adquirir parte da saga “Jogos Mortais” (Saw), da Twisted Pictures. A aquisição não apenas coloca a série nas mãos do estúdio de maior sucesso do terror moderno, mas também a traz de volta para casa, marcando o retorno criativo de seus criadores originais, James Wan e Leigh Whannell.

Uma nova era para Jigsaw

O acordo, cujos termos financeiros não foram divulgados, representa uma passagem de bastão. A Blumhouse assume a participação na propriedade intelectual que pertencia aos produtores Oren Koules e Mark Burg, da Twisted Pictures, que estiveram com a franquia desde seu início em 2004. A Lionsgate, que distribuiu todos os dez filmes da saga, continuará como parceira na distribuição dos futuros projetos.

A parte mais empolgante do negócio é o retorno de James Wan a um papel central. Graças à fusão de sua produtora, a Atomic Monster, com a Blumhouse no ano passado, Wan agora estará diretamente envolvido no futuro criativo da saga que ele ajudou a criar.

“A franquia ‘Jogos Mortais’ definiu uma geração do terror”, disse Jason Blum, fundador e CEO da Blumhouse. “Mas o que realmente me empolga em trazer ‘Jogos Mortais’ para a Blumhouse é ter James e Leigh de volta ao grupo e ver o futuro da franquia ganhar vida com a orientação deles”.

O retorno dos criadores originais

James Wan, que dirigiu o primeiro e revolucionário “Jogos Mortais”, celebrou a novidade. “Para mim, isso marcará um retorno criativo significativo à franquia ‘Jogos Mortais’ pela primeira vez desde os primeiros dias, e estou muito ansioso para abraçar o espírito original enquanto impulsiona o legado de maneiras ousadas e inesperadas”, declarou o cineasta.

A saga “Jogos Mortais”, que já arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias globais, começou como um pequeno filme independente de US$ 1,2 milhão, financiado por Mark Burg e Oren Koules após assistirem a um curta-metragem de sete minutos criado por Wan e Whannell. O sucesso estrondoso transformou a Twisted Pictures e lançou a carreira da dupla de criadores em Hollywood.

A passagem do bastão

Os produtores originais expressaram seu orgulho e confiança na transição. “Com o sucesso do décimo filme [‘Jogos Mortais X’], este parecia o momento certo para passar o bastão”, disse Oren Koules. “É especialmente significativo ver a franquia retornar aos seus criadores originais, James e Leigh, e não consigo pensar em um parceiro melhor do que Jason para liderar ‘Saw’ em seu próximo capítulo”.

Mark Burg relembrou a jornada de 21 anos e expressou sua esperança de que “Jigsaw e o Universo Saw continuem vivos por muitos outros filmes”.

Adam Fogelson, presidente do Lionsgate Motion Picture Group, também deu sua bênção. “Ao passarem o bastão para James — cuja direção deu início a tudo — e para Jason e a equipe da Blumhouse, Billy [o boneco] não poderia estar em mãos mais talentosas. Que comece o jogo”, disse.

As negociações entre os estúdios começaram no ano passado, mas enfrentaram obstáculos. Com o acordo agora finalizado, um 11º filme, que estava paralisado, deve ganhar novo fôlego. A união da eficiência de produção da Blumhouse com a visão original de Wan e Whannell promete um futuro sangrento e muito empolgante para os fãs de Jigsaw.

Mostrar menosContinuar lendo