O ator Brad Pitt se manifestou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, sobre o golpe que usou imagens manipuladas por inteligência artificial (IA) de sua imagem para enganar uma mulher francesa e fraudar mais de R$ 5 milhões. Em nota divulgada por seus representantes, Pitt condenou o uso indevido de sua imagem e fez um alerta sobre os riscos de golpes envolvendo celebridades e redes sociais.
“É horrível que golpistas tirem vantagem do forte vínculo entre fãs e celebridades. É um lembrete importante para que não respondam mensagens online não solicitadas, especialmente de atores que não estão presentes nas redes sociais”, afirmou o ator de Hollywood.
O crime aconteceu em 2023, quando Anne, esposa de um milionário francês, acreditou estar conversando com o ator. O golpista, se passando por Brad Pitt, alegou estar enfrentando um tratamento contra câncer e enviou imagens manipuladas com IA do ator em uma cama de hospital. A fraude só foi descoberta em 2024, quando Anne recebeu uma foto falsa de Brad Pitt com sua atual namorada, Ines de Ramon.
Atualmente, Anne está recebendo tratamento para depressão após o golpe, e a polícia francesa segue investigando o caso, mas ainda não localizou o responsável pela fraude.