Haley Joel Osment relembra laço especial com Bruce Willis durante e após ‘O Sexto Sentido’
Atores desenvolveram amizade que ultrapassou o sucesso do filme, mas não se falam desde a aposentadoria de Willis
Há 25 anos, Bruce Willis e Haley Joel Osment se encontraram no set de O Sexto Sentido, um dos filmes mais marcantes de suas carreiras. Na época, as trajetórias dos dois atores eram muito diferentes: Osment, com apenas 10 anos, já tinha encantado o público em uma breve, porém memorável, aparição em Forrest Gump – O contador de histórias (1994). Por outro lado, Willis, que já era um astro consagrado por filmes como Duro de matar (1988) e Pulp Fiction – Tempo de violência (1994), buscava mais um grande sucesso para manter seu reinado em Hollywood.
O suspense dirigido por M. Night Shyamalan, que arrecadou surpreendentes 670 milhões de dólares nas bilheterias contra um orçamento de 40 milhões, uniu a dupla em uma relação de amizade que se manteve além do set. Em recente entrevista à revista Entertainment Weekly, Osment, agora com 36 anos, revelou que Willis se preocupava com o impacto que o sucesso de O Sexto Sentido teria sobre ele enquanto criança e o mantinha sob sua atenção.
“Falei muito com Bruce nos anos seguintes ao lançamento do filme. Ele também deixava mensagens de voz em casa de vez em quando, apenas checando como eu estava. Ele simplesmente ligava do nada. Fomos juntos ao Japão duas vezes para eventos de ‘O Sexto Sentido’, em cidades diferentes. Então, [Bruce] ligava antes disso. Às vezes, eu simplesmente chegava da escola e a secretária eletrônica estava piscando e era ele dizendo, ‘Ei, Haley Joel, sou eu. Só para dar um oi'”, relembrou Osment.
Uma parceria que marcou a carreira
Para Osment, que já havia trabalhado com Tom Hanks aos 5 anos, contracenar com Bruce Willis foi uma experiência única. “Naquela época, eu tinha idade suficiente para ter visto muitos filmes de Bruce, o que acrescentou muita emoção na equação. E isso é algo que dura toda a sua carreira, onde você trabalha com pessoas que gostou de ver em outras coisas. Isso me impressionou muito porque foi a primeira celebridade gigantesca com quem trabalhei, numa idade em que tinha consciência do seu tamanho.”
Apesar da forte conexão construída durante e após O Sexto Sentido, Osment não manteve contato com Willis nos últimos anos, especialmente após o anúncio de sua aposentadoria devido a problemas de saúde. Em março de 2022, a família de Willis revelou que o ator sofria de afasia, condição que afeta as habilidades cognitivas. Em fevereiro de 2023, a situação foi agravada com o diagnóstico de demência.
“Conheço um pouquinho as filhas dele, mas não falo com Bruce desde as notícias sobre a saúde dele que aconteceram nos últimos anos”, comentou Osment, referindo-se às filhas de Willis com sua ex-esposa Demi Moore – Rumer, Scout e Tallulah – e às duas meninas que ele teve com sua atual esposa, Emma Heming – Mabel, de 11 anos, e Evelyn, de 9 anos.
Haley Joel Osment, que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em O Sexto Sentido, segue sua trajetória em Hollywood e guarda com carinho as memórias do período que compartilhou com Bruce Willis, um ícone que marcou profundamente sua vida e carreira.