A Bungie, o renomado estúdio por trás de “Destiny”, anunciou nesta terça-feira, 17 de junho, o adiamento por tempo indeterminado de seu aguardado jogo de tiro de extração, “Marathon”. A data de lançamento, que estava previamente marcada para 23 de setembro, foi descartada. A decisão, segundo a empresa, foi tomada para que a equipe tenha mais tempo para refinar o jogo, em resposta direta ao feedback “misto” dos testes alfa e a controvérsias recentes.

“Sua voz tem sido forte e clara”: a resposta ao feedback

Em um comunicado detalhado, a Bungie reconheceu que a versão do jogo testada pelos jogadores na fase alfa não estava à altura das expectativas. Além do feedback sobre a jogabilidade, o teste também foi marcado por uma controvérsia significativa em torno do uso de artes supostamente roubadas de outros criadores em algumas builds do jogo.

“Em todos os comentários e conversas em tempo real nas redes sociais e no Discord, sua voz tem sido forte e clara”, diz a nota. “Levamos isso a sério e sabemos que precisamos de mais tempo para transformar Marathon em um jogo que realmente reflita sua paixão. Após muita discussão com nossa equipe de desenvolvimento, tomamos a decisão de adiar o lançamento”.

O estúdio afirmou que os testes serviram para “calibrar e focar o jogo” em seus pilares: “sobrevivência sob pressão, mistério e história em cada esquina, desafios finais de jogo semelhantes a raids e o combate FPS da Bungie, que define o gênero”.

O plano para “dobrar a aposta” e melhorar o jogo

A Bungie detalhou as áreas em que se concentrará durante o tempo adicional de desenvolvimento. A equipe planeja “dobrar a aposta” em vários aspectos, incluindo:

  • Jogabilidade de Sobrevivência: Aprimorar a inteligência artificial dos inimigos, tornar as partidas mais recompensadoras e o combate mais estratégico.
  • Universo e Narrativa: Melhorar os visuais, criar uma narrativa mais envolvente e adotar um tom mais sombrio.
  • Recursos Sociais: Adicionar uma melhor experiência para jogadores solo e em dupla, e implementar o bate-papo por proximidade (proximity chat).

O estúdio prometeu manter os testes fechados com os participantes do alfa para implementar e testar as atualizações. Uma nova data de lançamento será revelada no outono do hemisfério norte (primavera no Brasil).

Mais um revés para a estratégia de jogos como serviço da Sony

O adiamento de “Marathon” é o mais recente e talvez o mais significativo revés na conturbada tentativa da PlayStation de entrar no mercado de jogos como serviço (live service). A estratégia, que visava lançar mais de dez títulos do gênero até 2026, tem enfrentado uma série de fracassos e cancelamentos.

No ano passado, a empresa lançou e, poucas semanas depois, descontinuou o suporte para o jogo de tiro online “Concord”, da Firewalk Studios, após uma recepção desastrosa. No início deste ano, a Sony também cancelou projetos de serviço online que estavam em desenvolvimento na Bend Studio (de “Days Gone”) e na Bluepoint Games – este último, segundo relatos, seria um título no universo de “God of War”.

Adquirida pela Sony em 2021 por US$ 3,6 bilhões, a Bungie é a maior aposta da PlayStation para finalmente conseguir um sucesso neste mercado. O adiamento de “Marathon”, embora seja uma decisão prudente para garantir a qualidade do produto final, aumenta a pressão sobre o estúdio e sobre a estratégia geral da Sony para o futuro dos jogos online.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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