Fabiana Justus, influenciadora digital e empresária, voltou a compartilhar detalhes de sua jornada de saúde em suas redes sociais nesta sexta-feira (26). Aos 37 anos, Fabiana, que passou por um transplante de medula óssea após ser diagnosticada com leucemia, revelou aos seus seguidores a frequência com que precisa retornar ao hospital para exames.
“Cá estamos nós outra vez! Duas vezes por semana, essa foi a terceira por causa do exame de ontem“, explicou Fabiana em sua postagem. Na última quinta-feira (25), a influencer passou por um mielograma, um procedimento que exige sedação, e compartilhou imagens antes e depois do procedimento.
“Pré-sedação / Pós-sedação (risos). Hoje vim fazer o mielograma, um exame de controle para ver como está a medula! Estamos no D + 29 (29 dias do meu transplante!)! Vamos que vamos, rumo aos primeiros 100 dias! Obrigada mais uma vez pela torcida, orações e energia maravilhosa de sempre!“, escreveu ela em seu post no Instagram.
O tratamento de Fabiana Justus

O mielograma, conforme explicado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), é essencial para avaliar o funcionamento da medula óssea, sendo utilizado tanto para diagnóstico quanto para acompanhamento de tratamentos de doenças hematológicas. A onco-hematologista Mariana Oliveira, da Oncoclínicas São Paulo, destacou que o exame visa avaliar as células sanguíneas produzidas na medula óssea, analisando sua quantidade, amadurecimento, forma e possível presença de células tumorais.
“O mielograma é indicado sempre que há suspeita de um problema na medula óssea, podendo ser motivado por alterações no hemograma ou por exames complementares”, explicou a médica, ressaltando a importância do exame em casos como o da empresária.