Apenas três dias após o lançamento de Battlefield 6, os jogadores que já “zeraram” a aguardada campanha estão com uma pulga atrás da orelha. Fãs com olhos de águia foram ao Reddit para apontar que existem cenas e até personagens importantes, mostrados nos trailers de marketing do jogo, que simplesmente não aparecem na versão final, levantando a suspeita de que a campanha pode ter sofrido cortes extensos durante o desenvolvimento.
A discussão ganha força em um momento em que a comunidade estava especialmente ansiosa pelo modo história, já que o título anterior da franquia, Battlefield 2042, foi lançado sem uma campanha.
Os detetives do Reddit e as cenas que sumiram
A principal discussão está acontecendo no subreddit de Battlefield. Jogadores estão comparando, quadro a quadro, os trailers de revelação com o jogo final e encontrando diversas discrepâncias. Um usuário, por exemplo, apontou que um personagem que aparece em um momento dramático em uma mesa de comando, simplesmente não existe na campanha. Outras três cenas de ação mostradas nos vídeos promocionais também estariam ausentes.
Embora seja comum que trailers contenham cenas feitas exclusivamente para marketing, a quantidade de material ausente e a forma como a história se desenrola levaram os fãs a acreditarem em uma teoria mais drástica.
‘A campanha foi claramente estripada em algum momento’
A principal evidência que alimenta a teoria dos cortes é a missão que se passa no Egito. Segundo os jogadores, o trecho parece completamente deslocado do resto da narrativa. “A campanha foi claramente estripada em algum ponto”, escreveu um jogador no Reddit. “Vários personagens estão faltando (…) e há aquela missão no Egito que não tem relação com nada.”
Outros jogadores concordaram, apontando que a missão surge do nada e suas consequências não são mencionadas novamente, o que seria um forte indício de que o arco de história que a conectaria ao resto da trama foi removido.
Um sucesso de público, mas com ressalvas na campanha
Apesar da polêmica em torno da campanha, o lançamento de Battlefield 6 é um sucesso comercial massivo, com um número de jogadores simultâneos quebrando recordes nos primeiros dias. O modo multiplayer, o carro-chefe da franquia, tem sido amplamente elogiado, mesmo com alguns problemas técnicos iniciais.
As críticas à campanha, no entanto, são um ponto de atenção para a desenvolvedora DICE, que ainda não se pronunciou sobre as alegações de conteúdo cortado. A sensação entre parte da comunidade é de que, embora a experiência geral seja positiva, a tão aguardada história para um jogador poderia ter sido muito mais do que foi entregue.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br