Canal Brasil homenageia Fernanda Torres com maratona de filmes
Amanhã, dia 10, o Canal Brasil dedica uma programação especial à renomada atriz Fernanda Torres, exibindo uma seleção de filmes estrelados por ela. A partir das 19h30, serão apresentados onze longas-metragens, acompanhados de entrevistas nos programas “Tarja Preta” e “Amigos, Sons e Palavras”. Fernanda Torres atraiu a atenção mundial com o filme “Ainda Estou Aqui”, estreado no Festival de Veneza, e recentemente foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pelo Globo de Ouro 2025 por sua atuação no filme de Walter Salles. O longa também concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Esta indicação marca o retorno do Brasil à premiação após 25 anos, desde que Fernanda Montenegro foi indicada por “Central do Brasil” em 2000.
A maratona organizada pelo Canal Brasil inclui produções como “Terra Estrangeira” e “O Primeiro Dia”, ambos dirigidos por Walter Salles e Daniela Thomas; “Eu Sei que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabor; “Casa de Areia”, dirigido por Andrucha Waddington e estrelado ao lado de sua mãe, Fernanda Montenegro; “Traição”, de José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres; “Gêmeas”, também de Waddington; “O Que É Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto; “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho; “Os Normais”, de José Alvarenga Jr.; “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado; e “Inocência”, de Walter Lima Júnior.
Programação especial inicia com “Tarja Preta”
A programação especial começa com o programa “Tarja Preta”, apresentado por Selton Mello, às 19h30. Gravada em 2006, a entrevista com Fernanda Torres revisita sua carreira, revelando curiosidades dos bastidores e memórias de filmes como “Terra Estrangeira”, “O Que É Isso, Companheiro?” e “O Primeiro Dia”. A atriz também comenta sobre seu trabalho como roteirista em “Gêmeas” e “Traição”.
Maratona continua com diversos filmes
A maratona segue com a exibição de vários filmes estrelados por Fernanda Torres. O longa “Terra Estrangeira”, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, será exibido às 20h. A trama acompanha um jovem brasileiro que, após a morte da mãe, decide viajar para a terra natal dela e enfrenta amor e perigo em um lugar desconhecido. Em seguida, às 21h40, será apresentado “O Primeiro Dia”, que narra a história de um prisioneiro fugitivo e uma professora deprimida que se encontram na véspera do novo milênio.
Às 22h55, será exibido “Eu Sei que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabor, que conta a história de um casal que decide se reencontrar para discutir a relação três meses após o término. Já na madrugada de quarta, à 00h40, será exibido “Casa de Areia”, dirigido por Andrucha Waddington, onde Fernanda Torres atua ao lado de sua mãe, Fernanda Montenegro. O filme narra a saga de uma família que se estabelece em um local inóspito e enfrenta desafios para sobreviver.
Encerramento com “Amigos, Sons e Palavras”
A maratona se encerra no dia 11 de dezembro com o programa “Amigos, Sons e Palavras”, apresentado por Gilberto Gil, às 14h40. Na entrevista, Fernanda Torres e Gil discutem o papel da mulher na preservação do afeto e reflexões sobre feminilidade e sociedade.
Não perca essa oportunidade de celebrar a carreira de uma das maiores atrizes brasileiras, acompanhando a programação especial do Canal Brasil dedicada a Fernanda Torres.