O que está sendo chamado de “O Casamento do Século”, a união do bilionário Jeff Bezos com a ex-apresentadora Lauren Sánchez, se tornou também um dos eventos mais criticados do ano. A celebração suntuosa de três dias em Veneza, na Itália, com um custo estimado em US$ 50 milhões, virou alvo de uma enxurrada de “hate”, vindo não apenas de anônimos na internet, mas também de colegas de alto escalão de Hollywood.
As críticas miraram em tudo: do vestido da noiva e da decoração “cafona” aos excessos da festa, que chegou a gerar protestos de moradores locais em Veneza. A jornalista Katie Couric foi uma das primeiras a alfinetar o visual de Lauren Sánchez. “Bem-vindos aos anos 80 — quando o cabelo grande e o consumo ostensivo reinavam. Aparentemente, o cafona está de volta”, escreveu, gerando comentários como “Dinheiro não compra classe”.
As alfinetadas das celebridades
A crítica mais direta, no entanto, veio da atriz vencedora do Oscar, Charlize Theron. Durante um evento beneficente, ela não poupou o casal. “Acho que talvez sejamos os únicos que não receberam convite para o casamento do Bezos. Mas tudo bem, porque eles são péssimos e nós somos legais”, disparou a estrela.
Outros famosos optaram por uma crítica mais sutil, mas igualmente poderosa: exaltar a ex-esposa de Bezos, a filantropa MacKenzie Scott, justamente durante o fim de semana do casamento. A lendária atriz Mia Farrow publicou um elogio a MacKenzie por suas doações bilionárias, post que foi comentado pela atriz Olivia Munn e recebeu curtidas de estrelas como Sarah Jessica Parker, Katie Holmes e Mandy Moore, em um claro sinal de posicionamento.
A “Kate Middleton da Shein” e a fúria da internet
Se os famosos foram sutis ou diretos, os anônimos na internet foram cruéis. O vestido de noiva de Lauren, assinado pela Dolce & Gabbana e capa da Vogue americana, foi um dos alvos preferidos. “KKKK Acabei de ver as fotos do vestido […] Parece a Kate Middleton da Shein”, escreveu uma internauta, comparando o look a uma versão barata do usado pela princesa de Gales.
A decoração também não escapou. “Todo mundo falando sobre as roupas, mas a gente pode falar sobre o carpete cinza millennial? US$ 50 milhões e eles escolhem deixar tudo parecido com a sala do RH?”, atacou outra comentarista. A festa como um todo foi descrita por um usuário como “um circo de US$ 40 milhões com jatos particulares e excessos cafonas. […] Dinheiro não compra bom gosto”.
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez, que deveria ser a celebração máxima do amor e do luxo, acabou se tornando também um para-raios para o descontentamento público com a ostentação bilionária, provando que nem todo o dinheiro do mundo é capaz de comprar a aprovação unânime.