Thomas Williamson, CEO da Grove Street Games, criticou publicamente a Rockstar após a remoção do logotipo de sua empresa dos créditos de abertura dos jogos da Grand Theft Auto Trilogy: Definitive Edition. A mudança foi implementada em uma recente atualização surpresa que trouxe centenas de correções e melhorias para os jogos, mas também excluiu referências à Grove Street Games dos créditos iniciais e do texto de direitos autorais.
Williamson, surpreso com a decisão, usou sua conta na rede social X para expressar descontentamento. “Falando de forma totalmente hipotética: é uma atitude idiota remover os desenvolvedores primários dos créditos em uma atualização, especialmente quando uma atualização inclui centenas de correções fornecidas por esses desenvolvedores”, escreveu ele. A declaração destaca que a equipe da Grove Street Games foi responsável por grande parte das melhorias aplicadas na última atualização, que trouxe avanços significativos na experiência dos jogadores.
CEO da Grove Street Games critica Rockstar por mudanças nos créditos de GTA Trilogy
O pacote GTA Trilogy: Definitive Edition, que inclui os jogos GTA III, Vice City e San Andreas, foi originalmente lançado em 2021. Desde então, enfrentou duras críticas por problemas técnicos e gráficos. A recente atualização, além de introduzir um modo de iluminação clássica anteriormente disponível apenas nas versões mobile, parece ter melhorado consideravelmente os visuais e a jogabilidade, embora as notas do patch da Rockstar tenham sido limitadas em detalhes.
A decisão de remover o logotipo da Grove Street Games nos créditos iniciais gerou controvérsia, especialmente considerando o papel da empresa na implementação das correções. No entanto, os créditos individuais da equipe de desenvolvimento permanecem intactos dentro dos jogos. Apesar das melhorias recentes, a relação entre as duas empresas parece estar abalada, com Williamson sugerindo que o gesto da Rockstar desconsidera as contribuições de sua equipe.
A atualização tem sido bem recebida pelos jogadores, que notaram avanços não listados nas notas oficiais. Essas mudanças inesperadas reacenderam a discussão sobre o estado dos jogos no lançamento e a responsabilidade das empresas em manter a transparência com seus colaboradores e fãs.