Dinga Bakaba, chefe da Arkane Lyon e codiretor criativo, não hesitou em expressar sua desaprovação publicamente sobre o anúncio da Xbox de fechar quatro estúdios. Em uma série de tweets, Bakaba descreveu a situação como “absolutamente terrível” e destacou a importância dos artistas e criadores na indústria de jogos.

O desenvolvedor criticou a prática comum de executivos se orgulharem dos sucessos e ignorarem as falhas, pedindo que não usem os desenvolvedores como bodes expiatórios. Bakaba enfatizou a necessidade de apoiar os desenvolvedores, especialmente nos momentos difíceis, e pediu respeito pelas vozes das pessoas afetadas.

Para Bakaba, a situação atual é como uma facada nas entranhas, mesmo que a Arkane Lyon esteja segura no momento. Ele apelou para a sensibilidade das pessoas, pedindo que evitem fazer brincadeiras sobre os destinos dos estúdios afetados.

O fechamento da Arkane Austin, responsável pelo polêmico Redfall, foi confirmado pela Xbox, juntamente com o encerramento das atividades da Tango Gameworks, que produziu títulos como The Evil Within e Ghostwire Tokyo. Esses anúncios representam um golpe para a diversidade da indústria de jogos, especialmente considerando a importância da Tango Gameworks como uma das poucas divisões da Xbox operando no Japão.

O desabafo de Bakaba reflete as preocupações e incertezas enfrentadas pelos desenvolvedores afetados pelo fechamento dos estúdios. Enquanto a indústria de jogos continua a crescer e evoluir, é essencial que as empresas e os executivos reconheçam e valorizem o papel fundamental dos criadores na criação de experiências de jogos memoráveis.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor