CEO da Moon Studios critica narrativa de Dragon Age: The Veilguard e reacende debate sobre escrita nos jogos
Thomas Mahler, CEO da Moon Studios, causou polêmica ao comentar a qualidade da escrita do recém-lançado Dragon Age: The Veilguard. Segundo o desenvolvedor, o enredo do novo título da BioWare é “infantil e terrível”. Em uma série de postagens no X (antigo Twitter), Mahler expressou sua frustração com a narrativa do jogo e questionou a tendência de “politicamente correto” nos roteiros atuais, comparando a era de ouro das séries de TV com o cenário dos videogames de hoje.
“Narrativas insossas e desumanizadas”
Mahler começou sua crítica relembrando como os programas de TV dos anos 80 e 90 abordavam assuntos mais reais e, em sua visão, conseguiam cativar o público por terem roteiros que, em vez de evitarem polêmicas, exploravam a complexidade dos personagens. Ele apontou programas como Os Simpsons, Um Maluco no Pedaço e The Sopranos como exemplos que, segundo ele, ajudaram a moldar um novo padrão de qualidade para roteiros, abordando temas reais e conectando o público com histórias autênticas e emocionantes.
Ao abordar Dragon Age: The Veilguard, Mahler criticou o enredo como sendo “higienizado e desumanizado”, observando que a narrativa carece de profundidade e ousadia. Para ele, o problema é um reflexo de roteiros que evitam assuntos difíceis e controversos, resultando em uma experiência que, em suas palavras, é “insossa e ruim”.
A reação dos jogadores e outras opiniões
Além de Mahler, outros influenciadores e jogadores também expressaram sua decepção com o enredo de The Veilguard. O streamer Asmongold, por exemplo, avaliou o jogo de maneira morna, afirmando que “não foi terrível”, mas que também “não é tão bom assim”. Ele enfatizou que, como seu primeiro jogo da série Dragon Age, o enredo foi decepcionante e criticou o diálogo, que, segundo ele, “não é nem um pouco bom”.
No X, o usuário Cyael compartilhou uma compilação de cenas do jogo, descrevendo-as como “constrangedoras” e “lixo”. Esse feedback negativo se junta a outros que questionam a atual direção narrativa da BioWare, conhecida por criar histórias complexas e emocionalmente envolventes, mas que, neste caso, parece ter desapontado uma parcela do público e da crítica.
Debate sobre autenticidade nos jogos
Para Mahler, o desafio de um bom roteirista é construir histórias que sejam reais e interessantes, mesmo que isso signifique abordar temas delicados. Ele acredita que a “magia” da narrativa acontece quando os criadores se permitem vulnerabilidade e autenticidade, trazendo para o enredo experiências pessoais e emoções genuínas. Em suas palavras, a escrita deve “atrair as pessoas para o mundo criado, e se isso é o melhor que podem inventar, talvez não deveriam ser escritores”.
As críticas de Mahler e outros fãs reacendem o debate sobre a necessidade de autenticidade e inovação nas narrativas de videogames. Muitos acreditam que o excesso de cautela e o receio de abordar temas polêmicos têm prejudicado a qualidade de algumas produções recentes.