Christopher McQuarrie confirma que já tem a estrutura de Top Gun 3 definida

Roteirista de Top Gun: Maverick, Christopher McQuarrie afirma que sequência já tem estrutura pronta e foca na emoção, não na ação.
Tom Cruise em cena de 'Top Gun: Maverick' - Foto: Paramount Pictures Tom Cruise em cena de 'Top Gun: Maverick' - Foto: Paramount Pictures
Tom Cruise em cena de 'Top Gun: Maverick' - Foto: Paramount Pictures

McQuarrie revela que já sabe exatamente o que quer em Top Gun 3

Christopher McQuarrie, roteirista e produtor de Top Gun: Maverick (2022), garantiu que o desenvolvimento da próxima sequência da franquia está bem encaminhado. Durante participação no podcast Happy Sad Confused, apresentado por Josh Horowitz, McQuarrie confirmou que Top Gun 3 já tem sua estrutura narrativa totalmente delineada.

“Já está definido”, afirmou o cineasta, quando questionado se o novo filme seria mais difícil de desenvolver do que Maverick. McQuarrie revelou que, ao contrário do que se poderia imaginar, o conceito da nova história surgiu com naturalidade. “Achei que seria complicado, mas quando nos sentamos para conversar, tudo se encaixou. Ehren Kruger apresentou uma ideia, discutimos e chegamos à estrutura”, explicou.

LEIA TAMBÉM  Live-action de Hércules terá direção de Guy Ritchie

O foco está nas emoções, não na ação

Apesar da fama da franquia pelas cenas aéreas espetaculares, McQuarrie reforçou que o que realmente sustenta a narrativa desses filmes é a carga emocional. “A dificuldade não está nas manobras, nem na escala da ação. O desafio é transmitir emoção real. O que importa é o quanto o público se conecta com os personagens”, destacou.

O roteirista também comentou que ele e Tom Cruise estão especialmente focados em manter o equilíbrio emocional correto para a nova trama, assim como fizeram no filme anterior. “O que tentamos alcançar é essa conexão afetiva — especialmente com o Rooster.”

LEIA TAMBÉM  Sam Raimi diz que o Homem-Aranha é seu personagem favorito do MCU

Relação entre Maverick e Rooster segue como pilar da trama

Josh Horowitz destacou que um dos pontos altos de Top Gun: Maverick foi a relação conturbada e, mais tarde, reconciliada entre Maverick (Tom Cruise) e Rooster (Miles Teller). A tensão entre os dois nasce da morte de Goose, pai de Rooster, no primeiro filme da franquia lançado em 1986.

McQuarrie confirmou que o novo longa deve seguir explorando esse laço, agora a partir de uma base emocional mais sólida, conquistada ao fim de Maverick. “O filme é sobre chegar a esse ponto, encontrar essa harmonia emocional. Isso é o que realmente importa para nós”, disse.

LEIA TAMBÉM  Daisy Ridley confirma envolvimento de Kathleen Kennedy em novo filme de Star Wars

O que se sabe até agora sobre Top Gun 3

A confirmação de Top Gun 3 foi revelada em janeiro de 2024, quando a Paramount oficializou a produção. Ehren Kruger, co-roteirista do segundo filme, será novamente responsável pelo roteiro. A direção deve continuar nas mãos de Joseph Kosinski, enquanto Miles Teller e Glen Powell são nomes quase certos para retornar aos seus papéis.

Com a estrutura definida e o foco bem claro, a expectativa dos fãs agora se volta para os próximos anúncios oficiais — especialmente a data de estreia e o início das filmagens. Até lá, o universo de Top Gun continua a evoluir, agora com um terceiro capítulo que promete manter o coração no lugar certo.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor