Nolan desafia os limites técnicos com “A Odisseia”, primeiro filme 100% rodado em câmeras IMAX

Após o sucesso estrondoso de Oppenheimer, Christopher Nolan está mais uma vez expandindo os limites do cinema com seu novo projeto: A Odisseia, uma adaptação épica do clássico mito grego. Desta vez, o diretor será o primeiro a filmar um longa-metragem comercial inteiramente em câmeras IMAX, graças a uma parceria inovadora com a própria empresa responsável pela icônica tecnologia de projeção.

Conhecido por seu comprometimento com a experiência cinematográfica em grande escala — como visto em Interestelar, Dunkirk, Tenet e a trilogia O Cavaleiro das Trevas — Nolan é um defensor da película em 70 mm e da tela IMAX como formatos ideais para o cinema imersivo. Mas filmar um longa completo com essas câmeras sempre foi considerado inviável, por conta do tamanho, peso, ruído e complexidade no processamento do material.

Até agora.

Nolan impulsiona inovação no formato IMAX

Segundo Rich Gelfond, CEO da IMAX, foi o próprio diretor quem incentivou a empresa a redesenhar suas câmeras após o desempenho de Oppenheimer, que arrecadou US$ 190 milhões apenas nas salas IMAX — cerca de 20% de sua receita global. O desafio lançado por Nolan exigiu da empresa avanços técnicos importantes:

  • Câmeras 30% mais silenciosas

  • Equipamentos substancialmente mais leves

  • Novas soluções para digitalização e visualização rápida das filmagens diárias

“O Chris me ligou e disse: ‘Se eu conseguir resolver os problemas, farei [Odisseia] 100% em IMAX. E é isso que estamos fazendo’”, relatou Gelfond durante um evento da empresa em Cannes.

Demanda crescente por produções em IMAX

A revolução liderada por Nolan deve abrir caminho para novos cineastas. Após a conclusão de A Odisseia, a IMAX tornará as novas câmeras disponíveis para outros diretores. A expectativa é alta, dado o número recorde de filmes com cenas em IMAX previstos para 2025, como:

  • Sinners, de Ryan Coogler

  • Missão: Impossível – O Julgamento Final, com Tom Cruise

  • Fórmula 1, de Joseph Kosinski, estrelado por Brad Pitt

  • Nárnia, de Greta Gerwig, em parceria com a Netflix

Ainda não está confirmado se Gerwig usará câmeras IMAX propriamente ditas ou apenas filmará em proporção compatível, mas o filme terá uma janela exclusiva de 28 dias nos cinemas com a tecnologia antes de chegar ao streaming.

IMAX aposta também em documentários internacionais

Além da ficção, a IMAX amplia sua atuação em documentários, anunciando Patrouille de France, seu primeiro filme não falado em inglês. A produção acompanhará um ano na vida da célebre equipe de acrobacias aéreas da Força Aérea Francesa, seguindo os moldes do elogiado The Blue Angels, documentário da Amazon MGM sobre pilotos da Marinha dos EUA.

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