Silent Hill f chegou com tudo nesta semana, conquistando uma sólida nota 86 no Metacritic e uma avaliação “Muito Positiva” na Steam. No entanto, em meio aos elogios pela atmosfera e pela história, um ponto central está dividindo a comunidade de jogadores: a dificuldade de seu combate.

Poucos dias após o lançamento, fóruns online como o Reddit já estão repletos de debates acalorados sobre o tema. De um lado, jogadores frustrados descrevem o combate como “desajeitado” e “irritante”. Do outro, defensores argumentam que a dificuldade é intencional e que a verdadeira experiência é a de um survival horror, onde a fuga é, muitas vezes, a melhor opção.

As críticas ao combate ‘Soulslike’

Muitos jogadores que estão criticando a dificuldade comparam o sistema de combate do novo Silent Hill f ao de jogos do gênero Soulslike, como Elden Ring, devido à ênfase em esquivas perfeitas e inimigos com muita vida.

“Eu amo TUDO neste jogo. Exceto uma parte central. E eu PRECISO reclamar. É o combate”, escreveu um fã frustrado no Reddit. “É tão rígido, desajeitado. (…) Eu amo TUDO o resto, mas, nossa, como eu sinto isso quando já se passou 95% do jogo.”

Outro jogador foi ainda mais longe. “Estou começando a não gostar de Silent Hill f. A quantidade de inimigos está meio que arruinando toda a experiência para mim, especialmente como eles são esponjosos”, disse, afirmando que jogos como Elden Ring eram “mais fáceis do que este”.

A defesa da dificuldade como ‘survival horror’

Por outro lado, uma parcela da comunidade defende que a dificuldade é intencional e faz parte do gênero. Esses jogadores argumentam que Silent Hill f não é um jogo de ação, e que os desenvolvedores projetaram o sistema para que o jogador se sinta vulnerável e evite o confronto direto sempre que possível.

“Por que as pessoas não estão simplesmente correndo?”, questionou um fã em um tópico de discussão. “Eu me diverti muito com o jogo até agora, simplesmente fugindo quando possível. (…) O jogo foi projetado para você escolher suas batalhas. É survival horror em sua essência, o medo da escolha.”

Essa visão sugere que a frustração de alguns jogadores pode vir de uma expectativa equivocada sobre a proposta do game, que pende mais para a sobrevivência do que para o combate direto.

Apesar da divisão de opiniões sobre este aspecto, o consenso geral é que Silent Hill f, que se passa no Japão da década de 1960, é um retorno triunfal da Konami ao gênero de terror psicológico e um dos jogos mais marcantes de 2025.

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