O anúncio de que Forza Horizon 6 será ambientado no Japão foi a realização de um sonho de mais de uma década para os fãs da franquia. Mas por que demorou tanto? Em uma nova entrevista, a desenvolvedora Playground Games revelou o motivo surpreendente: eles precisavam da experiência e da tecnologia que adquiriram ao criar a expansão Hot Wheels para Forza Horizon 5.
Segundo o diretor de arte do estúdio, Don Arceta, a ferramenta desenvolvida para construir as icônicas e sinuosas pistas de brinquedo laranja foi a chave que permitiu à equipe finalmente recriar com perfeição as complexas e elevadas autoestradas de Tóquio.
A tecnologia das pistas laranja aplicada em Tóquio
Em entrevista ao site GamesRadar+, Don Arceta explicou a conexão inusitada. Ele contou que, para a expansão Hot Wheels, a equipe precisou criar uma nova forma de construir pistas que se contorcem e se sobrepõem, algo que não existia no jogo base. Essa tecnologia acabou se tornando a solução para o maior desafio de recriar a capital japonesa.
“Aproveitamos e construímos essa tecnologia para construir estradas elevadas que serpenteiam e se entrelaçam pela cidade de Tóquio”, revelou Arceta. Em essência, a experiência de construir um mundo de fantasia com as pistas de brinquedo foi o campo de treinamento perfeito para que o estúdio pudesse finalmente realizar o desejo dos fãs de forma realista e grandiosa.
A espera para ‘fazer justiça ao país’
A necessidade dessa tecnologia específica está alinhada com a filosofia do estúdio de só abordar um local quando sentissem que poderiam “fazer justiça ao país”. Arceta explicou que a equipe não queria levar o festival para o Japão até que “as estrelas se alinhassem” e eles tivessem as ferramentas e o conhecimento para entregar uma representação autêntica e uma jogabilidade de mundo aberto à altura do que o local merecia.
“A beleza dos jogos Horizon é que cada um nos oferece aprendizados e maneiras de tornar o próximo ainda maior e melhor”, acrescentou o diretor de arte.
Anunciado oficialmente na quinta-feira (25) durante a Tokyo Game Show, Forza Horizon 6 promete ser o maior e mais autêntico jogo da série até hoje. Com lançamento previsto para 2026, o jogo chegará primeiro aos consoles Xbox и PC. O estúdio também contratou uma consultora cultural para garantir um retrato respeitoso da cultura japonesa, desde os sons das cidades até o significado cultural das estações do ano, que terão um impacto dramático na paisagem do jogo.