O desenvolvimento do aguardado jogo cooperativo Contraband, um exclusivo de Xbox que estava sendo criado pela Avalanche Studios, foi oficialmente interrompido. A notícia, confirmada pelo próprio estúdio, é mais uma consequência da onda de demissões e reestruturação que atingiu a divisão de games da Microsoft no último mês, e que já havia resultado no cancelamento de outros projetos de grande porte, como Everwild e o reboot de Perfect Dark.

“Nos últimos anos, a Avalanche Studios Group e a Xbox Game Studios Publishing colaboraram em Contraband“, afirmou a desenvolvedora em um comunicado. “O desenvolvimento ativo foi interrompido enquanto avaliamos o futuro do projeto. Agradecemos o entusiasmo da comunidade desde o anúncio e daremos uma atualização sobre o que vem por aí assim que possível.”

A decisão da Microsoft e os cinco anos de produção

Embora o comunicado do estúdio seja diplomático, jornalistas da indústria como Jason Schreier e Stephen Totilo relatam que a decisão de paralisar o desenvolvimento partiu da Microsoft. Segundo uma fonte de Totilo, o jogo já estava em produção há cinco anos, e a decisão de “suspender” o projeto foi um último recurso, já que a empresa “evita cancelamentos o máximo possível”.

A paralisação de um projeto com tanto tempo de desenvolvimento sinaliza a profundidade dos cortes e da reavaliação estratégica que está ocorrendo no Xbox.

Mais uma vítima da reestruturação do Xbox

O fim do desenvolvimento de Contraband é o mais recente capítulo da crise na divisão de games da Microsoft, que, no mês passado, anunciou a demissão de 9.000 funcionários. A reestruturação já havia resultado no cancelamento de dois dos exclusivos mais esperados da plataforma: Everwild, do lendário estúdio Rare, e o reboot de Perfect Dark, que levou ao fechamento do estúdio The Initiative. Contraband se junta a essa triste lista como mais uma vítima dos cortes.

Um “paraíso de contrabandistas” que talvez nunca veremos

Anunciado com grande alarde na E3 de 2021, Contraband foi apresentado como um “paraíso cooperativo para contrabandistas”, ambientado nos anos 70. O jogo gerou grande expectativa, pois estava nas mãos da Avalanche Studios, um estúdio com vasta experiência em criar mundos abertos caóticos e divertidos, como visto nas franquias Just Cause e no jogo Mad Max.

Desde seu anúncio, no entanto, quase nenhum detalhe sobre o gameplay foi revelado, e o projeto permaneceu envolto em mistério. Agora, com o desenvolvimento interrompido, os fãs talvez nunca cheguem a ver o que o estúdio sueco tinha em mente para sua ambiciosa aventura de contrabando.

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