O designer e programador David Brevik, um dos principais responsáveis por Diablo e Diablo 2, compartilhou suas críticas sobre a forma como os RPGs de ação modernos lidam com a progressão dos jogadores. Em entrevista à Videogamer, Brevik afirmou que os jogos atuais elevam o nível dos personagens rápido demais, tornando a experiência menos satisfatória.
Progressão acelerada pode baratear a experiência
Brevik explicou que um dos problemas do gênero hoje é a velocidade com que os jogadores sobem de nível. Ele citou Diablo 3 como um exemplo, onde é possível atingir o nível 70 em apenas 3 a 4 horas de jogo. Para ele, esse tipo de progressão torna a jornada menos recompensadora e acaba reduzindo o impacto da evolução do personagem.
“Quando você encurta essa jornada e a torna meio ridícula, você barateia toda a experiência, na minha opinião”, disse Brevik. Ele ressaltou que a verdadeira diversão em um ARPG (RPG de ação) “não é chegar ao fim, mas a jornada”.
O designer acredita que o ritmo de Diablo 2 era mais equilibrado, pois exigia mais tempo para subir de nível, tornando cada conquista mais significativa.
Crítica ao excesso de inimigos nos ARPGs modernos
Outro ponto levantado por Brevik foi a abordagem dos RPGs modernos em relação aos combates. Enquanto Diablo 2 mantinha uma experiência mais tática e estratégica, ele sente que muitos jogos atuais exageram na quantidade de inimigos na tela, tornando as batalhas menos envolventes.
“Não acho isso tão pessoal e realista quanto Diablo 2. O ritmo em Diablo 2, eu acho, é ótimo. Essa é uma das razões pelas quais ele perdurou”, explicou.
Ele também criticou a mecânica de derrotar telas cheias de inimigos instantaneamente, que se tornou comum no gênero. Segundo Brevik, essa abordagem pode parecer divertida a princípio, mas, no longo prazo, prejudica a imersão e torna o jogo superficial.
“Eu simplesmente não acho matar telas cheias de coisas instantaneamente e cortar tudo enquanto anda pelo mapa algo muito atraente. Acho meio bobo”.
O futuro de Diablo e rumores sobre Switch 2
A franquia Diablo continua evoluindo, e rumores recentes indicam que uma versão de Diablo 4 para o Nintendo Switch 2 pode estar em desenvolvimento. Resta saber se os desenvolvedores levarão em consideração as críticas de Brevik para futuros títulos da série e do gênero ARPG como um todo.