O cofundador da Rockstar Games e lendário roteirista, Dan Houser, colocou um ponto final em anos de especulação. Em uma nova e rara entrevista, a mente por trás da narrativa de praticamente todos os jogos da série Grand Theft Auto e Red Dead Redemption confirmou que não teve nenhum envolvimento na criação da história do aguardadíssimo GTA 6.

A declaração, dada ao site IGN, marca o fim de uma era para a franquia, já que esta será a primeira vez que um novo capítulo da saga principal não terá a caneta de seu arquiteto original. Houser, no entanto, garantiu aos fãs que está confiante de que o jogo será “ótimo”.

‘O mundo provavelmente já teve GTA suficiente de mim’

Na entrevista, Houser foi direto ao ser questionado sobre sua participação no projeto. “Não será uma história que eu escrevi ou um conjunto de personagens que eu desenvolvi”, afirmou, “mas acho que será emocionante. O jogo será ótimo, tenho certeza.”

Com bom humor, ele refletiu sobre seu longo tempo à frente da narrativa da série. “Eu escrevi os últimos 10 ou 11 [jogos GTA]. Acho que o mundo provavelmente já teve GTA suficiente de mim”, brincou, indicando que era hora de passar o bastão.

O fim de uma era na Rockstar Games

A ausência de Houser em GTA 6 é significativa, pois ele foi a principal força criativa por trás do tom satírico, dos diálogos afiados e das tramas complexas que definiram a franquia desde Grand Theft Auto: London 1969. Seu currículo na Rockstar inclui ainda clássicos como Bully, Max Payne 3 e ambos os jogos Red Dead Redemption.

Ele deixou a Rockstar em 2020 para fundar uma nova empresa multimídia, a Absurd Ventures. Sua saída foi parte de uma “mudança de guarda” no estúdio, que na última década também viu a partida de outros nomes importantes, como o produtor Leslie Benzies e o roteirista Lazlow Jones.

A preocupação dos fãs e o legado de ‘Red Dead 2’

Naturalmente, a notícia gerou preocupação em parte da base de fãs, que teme uma queda na qualidade da escrita. No entanto, muitos analistas e jogadores argumentam que a equipe de roteiristas que permaneceu na Rockstar é extremamente talentosa e foi responsável, sob a liderança de Houser, por criar a história de Red Dead Redemption 2 — considerada por muitos, e pelo próprio Houser em outra parte da mesma entrevista, como a melhor narrativa já criada pelo estúdio. A expectativa é que esse mesmo time consiga entregar uma história à altura do legado de GTA.

Mostrar menosContinuar lendo