Criador de GTA sempre descartou ideias de filmes da franquia

A principal preocupação da Rockstar e da Take-Two é manter a integridade e a reputação da franquia GTA.
Criador de GTA sempre descartou ideias de filmes da franquia Criador de GTA sempre descartou ideias de filmes da franquia
Rockstar

Por que a Rockstar nunca adaptou Grand Theft Auto para outras mídias

Grand Theft Auto (GTA) é uma das maiores e mais bem-sucedidas franquias do entretenimento, dominando o mundo dos jogos com sua narrativa envolvente e liberdade de ação. Apesar desse sucesso estrondoso, a Rockstar Games nunca tentou adaptar GTA para outros tipos de mídia, como filmes ou séries. Recentemente, Dan Houser, co-fundador da Rockstar, explicou os motivos dessa decisão em uma entrevista ao The Ankler.

Riscos e Controle Criativo

Segundo Houser, a Rockstar nunca viu uma adaptação de GTA para o cinema como algo financeiramente viável ou seguro. Os executivos frequentemente sugeriam a possibilidade de um filme, mas a resposta de Houser era sempre a mesma: “Por que faríamos isso?”. Para ele, adaptar GTA para o cinema implicaria em riscos consideráveis sem garantias de retorno satisfatório.

LEIA TAMBÉM  Lista | As mortes mais chocantes nos games

“Não, o que vocês [executivos] descreveram é que vocês fariam um filme e nós não teríamos controle e correríamos um risco enorme de acabar pagando com algo que nos pertence,” explicou Houser. Ele enfatizou que a Rockstar possuía uma propriedade intelectual multibilionária e que a economia envolvida em um filme nunca fazia sentido. Na visão da empresa, os jogos frequentemente resultavam em filmes de baixa qualidade na época, o que poderia prejudicar a imagem da franquia.

LEIA TAMBÉM  Fãs estão detonando GTA: The Trilogy no Metacritic com notas abaixo de 1

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, compartilha uma visão similar. Ele também expressou a necessidade de ter total controle sobre suas propriedades. Para Zelnick, financiar um filme seria muito arriscado, dado que a empresa não possui experiência no mercado cinematográfico. Além disso, um filme mal recebido poderia manchar a reputação de GTA.

Economia e Reputação

A principal preocupação da Rockstar e da Take-Two é manter a integridade e a reputação da franquia GTA. Houser e Zelnick acreditam que o risco de perder o controle criativo e financeiro de uma adaptação para o cinema não vale a pena. Eles preferem concentrar seus esforços em garantir que os jogos continuem a ser de alta qualidade e a oferecer experiências únicas aos jogadores.

LEIA TAMBÉM  GTA 6 terá uma mulher latina como uma das protagonistas, aponta site

Além disso, a percepção geral de que jogos resultavam em filmes de baixa qualidade nos primeiros anos da franquia também influenciou a decisão de não explorar outras mídias. A empresa valorizava mais o desenvolvimento de jogos imersivos e inovadores, mantendo a sua base de fãs satisfeita e a franquia lucrativa.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor