Criador de Magic: The Gathering diz que passado do jogo está repleto de cartas ‘quebradas’

Richard Garfield, criador de Magic: The Gathering, reflete sobre o impacto de seus jogos e novos projetos
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Richard Garfield reflete sobre impacto de Magic: The Gathering e novos projetos

Richard Garfield é uma figura lendária na indústria dos jogos de tabuleiro e cartas. Criador de clássicos como Magic: The Gathering, ele consolidou seu lugar no imaginário dos jogadores e expandiu o conceito do que um jogo de cartas pode ser. Em seu mais recente projeto, Half-Truth: Second Guess, Garfield trabalha em parceria com Ken Jennings, famoso apresentador do programa Jeopardy, em um jogo de perguntas e respostas que já superou em mais de três vezes sua meta inicial no Kickstarter, acumulando cerca de US$ 39.000.

Em uma entrevista exclusiva ao GamesRadar+, Garfield refletiu sobre seu legado, desafios e os rumos que a indústria dos jogos tem tomado.

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Paixão pelo design de jogos e conexão com o público

Para Garfield, a aceitação e o impacto que seus jogos têm na vida das pessoas é “avassalador”, mas ele não desenvolve pensando no sucesso. “Eu sigo o que mais me interessa e, às vezes, no final, há um jogo que quero compartilhar. Às vezes há um grande público para ele, mas às vezes é pequeno,” explica Garfield. Ele revela que seu objetivo central é criar experiências que contribuam para o hobby, independente do alcance.

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Quando perguntado sobre o processo de desenvolvimento de Magic: The Gathering, Garfield compartilhou algumas de suas decisões de design. Embora admita que hoje mudaria alguns aspectos da clareza das regras e a complexidade de certas cartas, ele ressalta que o equilíbrio do jogo foi cuidadosamente planejado. No lançamento de MTG, em 1993, cartas icônicas como o Black Lotus não eram valorizadas pelos jogadores de forma estratégica, explica. Na época, cartas como essa eram trocadas por terrenos devido à falta de experiência da comunidade em explorar todo o seu potencial.

Responsabilidade e impacto de Magic: The Gathering no cenário dos jogos

Garfield vê sua contribuição ao mundo dos jogos como um misto de privilégio e surpresa. “É meio impressionante. Fico feliz em ter trazido tantas pessoas para os jogos e ter contribuído para o design moderno de uma forma significativa.” Ele destaca que poucas coisas são mais gratificantes do que ver seu trabalho sendo apreciado por fãs ao redor do mundo.

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Sobre o novo projeto, Half-Truth: Second Guess, o jogo é uma continuação do sucesso de Half-Truth, criado anteriormente por Garfield e Jennings. Este novo título busca oferecer uma experiência interativa e educativa, atingindo um público diversificado e conectando novatos e veteranos do universo dos jogos.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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