logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Armadilha Explosiva Traz tensão e tem tom de denúncia

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•24 de julho de 2022•5 Minutes

Um tema mais que recorrente nos noticiários nos últimos meses, nas redes sociais e até mesmo entre as conversas que surgem entre familiares e amigos é sobre o conflito na Ucrânia, local em que a Rússia de Vladimir Putin invadiu e está ali tomando territórios e deixando um rastro de morte e destruição. Porém, esse conflito se iniciou muito antes de 2022, em 2014, na região de Donbas, com grupos pró-russos entrando em conflito contra o governo ucraniano. Essa questão é o principal foco de discussão de Armadilha Explosiva.

Usando como pano de fundo essa atmosfera sombria do conflito da Ucrânia (lembrando que o longa foi lançado em 2021, antes da recente invasão russa em 2022), o diretor Vanya Peirani-Vignes encontrou uma maneira de denunciar e discutir uma questão que ocorreu na região e que poucos ficaram sabendo, que é a do uso de minas terrestres colocadas em solo ucraniano por forças russas.

Mas é aí que entra a confusão no jeito de se tocar a história. O diretor quer focar em um tema, mas ao término fica claro que a mensagem é muito maior do que aquela passada no filme, querendo debater não apenas sobre o uso de minas terrestres em solo ucraniano e que vitimizaram várias crianças, mas também de seu uso no planeta. “No mundo, a cada hora, uma mina mata uma pessoa”, diz o texto que finaliza o filme como um aviso e também como uma espécie de alerta.

É nítido que o orçamento do longa não era tão alto, beirando até a uma produção independente. Foram utilizados poucos cenários ao longo da narrativa, com Sonia (Nora Arnezeder) e as crianças presas dentro do carro, que está carregado de explosivos armados localizado no estacionamento, em que a sua equipe especializada em minas terrestres, liderada por Igor (Radivoje Bukvic), surge para tentar desarmar os explosivos no carro.

Esse modo de se filmar, utilizando cenário único, já foi utilizado em diversas produções e tende a criar uma ligação com o espectador – pelo menos nessa situação envolvendo Sonia e as crianças – de perigo, além de tentar trazer uma tensão para um problema que surgiu e que deve ser solucionado em um curto período, que é o fato de a bomba explodir caso alguém saia do carro. Em Armadilha Explosiva essa solução funciona, pois a tensão em si já é o suficiente para prender a atenção do público, com um bom suspense de pano de fundo e com dramas secundários envolvendo os personagens.

Outro fato que traz interesse para a trama é o fato de se tentar descobrir quem realizou o atentado terrorista contra Sonia e quais são suas reais motivações contra ela. Porém, podemos dizer que é uma narrativa bastante pobre no sentido de fazer a protagonista ficar presa o tempo todo no carro, mesmo que essa seja a proposta do roteiro. Quando a trama começa a se desenvolver, ficando realmente interessante e trazendo algo de relevante para a história, o filme termina.

Armadilha Explosiva mesmo sendo bem intencionado, com uma reviravolta que até chega a surpreender em seu final, demonstra saber bem com quem dialogar e quem quer atingir, e principalmente: quem quer denunciar, no caso a Rússia e as atrocidades cometidas na Ucrânia, fato que volta a se repetir novamente no momento atual, como se fosse algo cíclico, o que transforma sua trama ainda mais atual e viva.

Armadilha Explosiva (idem, Coreia do Sul – 2022)

Direção: Jin-sung Choi
Roteiro: Jin-sung Choi
Elenco: Chang Eun-jo, Moon Hyung-wook, Cho Ju-bin, Kim Wan, Oh Yeon-seo
Gênero: Documentário, Policial
Duração: 105 min

 

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
GamesCapaGamesCríticas
Review | Tales of Xillia traz nostalgia com novo fôlego

Review | Tales of Xillia traz nostalgia com novo fôlego

Tales of Xillia Remastered consegue algo raro: fazer o velho soar novo, e o…


by Daniel Tanan

Famosos
Marcela Tomaszewski termina com Dado Dolabella e expõe vídeo de briga: 'Tapa na cara'

Marcela Tomaszewski termina com Dado Dolabella e expõe vídeo de briga: ‘Tapa na cara’


by Redação Bastidores

Famosos
Russell Crowe teria pedido a Scott para retornar em Gladiador 2: 'me ressuscite'

Russell Crowe ‘estava basicamente morrendo’ antes de perder 26kg, dizem fontes

Amigos de Russell Crowe temiam pela vida do ator antes de sua transformação.…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}