logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Bruxarias

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•20 de junho de 2017•5 Minutes

Com estreia marcada para a próxima quinta-feira (22 de junho), Bruxarias acompanha a pequena Malva, uma garotinha de 10 anos que, como qualquer criança de sua idade, está ansiosa para descobrir o mundo. Sua maior vontade é fazer parte de uma equipe de parapentistas liderada pelo simpático Selu. O rapaz, nada bobo, sabe que é perigoso para a criança participar das atividades do grupo, o que nos leva ao início do filme: sabendo que sua avó Lalila é uma bruxa, Malva fuça um armário especial dentro do trailer onde vivem procurando por uma poção que a ajude a voar. Ao encontrá-la, testa primeiro em uma caneta e depois em seu guarda-chuva de bolinhas.

O roteiro contrapõe a magia, um conceito ancestral conhecido por todas as culturas, a outro mais contemporâneo e tão universal quanto: a tecnologia. A poção para voar é um segredo de família e, ao usá-la, Malva chama a atenção de um dos capangas da vilã Rufa, uma mulher mesquinha que deseja roubar todas as receitas mágicas para industrializá-las. Assim, ela poderá vendê-las pela sua empresa, EcoNatura, acabando com os negócios de todas as curandeiras da região. Eventualmente seus capangas conseguem sequestrar Lalila e se torna responsabilidade de Malva encontrar sua avó e salvá-la, com ajuda de Selu, em uma aventura divertida e atrapalhada.

Apesar das boas intenções, o filme tem momentos confusos. Além do início súbito, que faz com que o espectador precise deduzir sobre o que se trata a ligação que Malva faz à Selu, é curioso ver como a menina tem total liberdade com o celular. Ela não só faz chamadas em vídeo frequentes, como tem uma conta até mesmo no twitter, uma rede social que não parece fazer parte do universo da faixa etária.

A tentativa de integrar jargões da internet é um tiro que sai pela culatra. A tecnologia já faz parte da fundação da história, presente na própria intimidade da menina com seu celular e na fábrica da EcoNatura, cheia de monitores gigantes, cadeiras flutuantes e máquinas. O público alvo do filme, apesar de estar crescendo mais próximo à computadores e celulares que nossa geração, não tem como entender uma referência à quão antigo é o Windows95. Ele também se perguntará porque a menina diz que viu sua vida passar diante dela como um Power Point após um acidente de voo. As menções não são suficientes para capturar a atenção da audiência adulta, que as entendem, perdendo um pouco de seu sentido.

Companheiros de Malva, os três caracóis que a menina apelida de caraloucos alegram a história. Adoráveis, eles começam a cantar sem aviso e protagonizam pequenas cenas paralelas aos acontecimentos principais que arrancam sorrisos fáceis pela fofura. Personagens com participações menores conseguem conquistar pelas suas peculiaridades, como o policial com mania de comer balas e um funcionário da EcoNatura com quatro fios de cabelo e uma obsessão por fazê-los crescer. O gato de estimação Mus, de aparência arisca, também garante risadas.

Bruxarias, passadas as confusões, acerta ao criar um enredo com uma moral bondosa para os pequenos. O amor de Malva por sua avó é o responsável por fazer com que a menina consiga encontrá-la na fábrica camuflada pela névoa. No fim, é quando ela entende sobre suas origens e sobre a importância da família é que seus planos dão certo. A vó Lalila também a ensina que, assim como a magia, a tecnologia pode fazer o bem ou o mal. A diferença é a forma como ela é usada. Cercada de carinho, Malva aprenderá a usar as duas para o bem.

Bruxarias (Caroline and the Magic Potion – 2015)

Direção: Virginia Curiá
Roteiro: Anxela Loureira
Gênero: Animação
Duração: 79 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Gaby Amarantos revela ter feito 'super chuca' com 300 litros de água para emagrecer

Gaby Amarantos revela ter feito ‘super chuca’ com 300 litros de água para emagrecer

A cantora Gaby Amarantos revelou que fez uma 'super chuca' (enema) com 300…


by Matheus Fragata

Viral
Curso universitário acusa Tolkien de racismo por retratar Orcs e gera fúria

Curso universitário acusa Tolkien de racismo por retratar Orcs e gera fúria

Um curso na Universidade de Nottingham alega que os Orcs de 'O Senhor dos…


by Matheus Fragata

CapaCinema
Superman: James Gunn revela novas cenas do filme após CinemaCon

Warner Bros. Discovery pode ser vendida; Netflix e Comcast na disputa

Warner Bros. Discovery anunciou que está avaliando uma venda completa da…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}