O famoso provérbio diz que “filho de peixe, peixinho é”. David Cronenberg é um mestre do cinema de horror, cultuado por obras consagradas, como A Mosca e Crash: Estranhos Prazeres. Seu filho, Brandon Cronenberg, parece seguir os mesmos passos, estreando com seu primeiro filme o esquisito Antiviral (2012).
Piscina Infinita (Infinity Pool), terceiro longa dirigido e roteirizado por Brandon, traz uma atmosfera sombria e fria já vista em suas obras anteriores, mostrando que o cineasta herdou as habilidades transgressivas de seu pai.
A trama segue James Foster (Alexander Skarsgård), um escritor que está de férias com sua esposa Em (Cleópatra Coleman) em um Resort de luxo, onde os ricos podem desfrutar de todos os prazeres enquanto os pobres são mantidos afastados. Durante a estadia, conhecem o casal Gabi Bauer (Mia Goth) e Alban (Jalil Lespert).
Depois de uma saída às escondidas do resort — proibida para turistas após determinado horário — ocorre um acidente fatal que revela os segredos sombrios do lugar.
Em Infinity Pool, Brandon Cronenberg constrói uma narrativa, onde os ricos têm o privilégio de cometer crimes sem que aja consequências para os atos. Por meio do pagamento de uma taxa, os ricos podem assistir à execução de seu clone no lugar deles, e assim ficando impunes.
A crítica social é evidente, permitindo que ocorra um debate sobre os privilégios das elites, sobre a moralidade e o valor da vida humana em relação à cloneagem.
Mia Goth, uma das atrizes queridas pelos cineastas e fãs de filmes de terror, se destaca pelo seu carisma e pela sensualidade. Porém, sua personagem se torna secundária frente à atuação de Alexander Skarsgård, que brilha ao interpretar um escritor em busca de reconhecimento enquanto enfrenta a desconstrução de sua própria identidade.
Como produção cinematográfica, Piscina Infinita não chega a ser espetacular, contando com um ritmo lento e confuso em alguns momentos. Ainda assim, o filme funciona como um bom horror psicológico, trazendo uma abordagem surrealista e provocando reflexões sobre os limites da moralidade no mundo.
Piscina Infinita (Infinity Pool, EUA – 2023)
Direção: Brandon Cronenberg
Roteiro: Brandon Cronenberg
Elenco: Alexander Skarsgård, Mia Goth, Cleopatra Coleman, Dunja Sepcic, Jalil Lespert, Thomas Kretschmann
Gênero: Horror, Sci-fi
Duração: 117 min.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.