
Um grande hype foi criado em cima de Cuckoo, longa dirigido por Tilman Singer e que conta com a talentosa Hunter Schafer como protagonista. Falo em “hype” porque seu marketing foi feito vendendo-o como um dos filmes de terror mais aguardados do ano.
Sim, ele era aguardado, mas todo esse marketing se revela bem desnecessário quando é possível acompanhar o resultado na tela. Cuckoo não é tudo isso, mas também não é ruim como um todo.
Vamos começar pela sua narrativa, que é bastante confusa, tratando de temas como a solidão e a reprodução. Essa confusão faz com que o espectador se perca no meio das várias voltas que a história dá.
Singer, que também escreveu o roteiro, cria uma atmosfera inebriante de medo e suspense, embora seja verdade que com poucos sustos. A protagonista, Gretchen (Hunter Schafer), é uma adolescente de 17 anos que se muda contra sua vontade para um resort alemão, que mal sabe estar à caminho de uma jornada rumo ao bizarro e ao surrealismo.
Por não ser um longa genérico, e se tratando de um horror atmosférico, ele prende a atenção em seu primeiro ato, para depois se tornar óbvio e perder a graça. Quando essa obviedade se torna clara, com a trama se perdendo quando a ação começa a ganhar força, é aí que vem o show de bizarrices e previsibilidade.
Se estivesse nas mãos de um diretor mais competente ou que já tenha feito trabalhos mais relevantes, como James Wan, certamente seria uma obra mais interessante e impactante. Até porque sua premissa é boa; o que falha mesmo, é o fato de ser um horror vazio
O grande destaque está nas atuações de Hunter Schafer e Dan Stevens, sendo este último o vilão Sr. König. Apesar de o personagem ser repleto de clichês, Stevens consegue salvá-lo com uma interpretação convincente de um homem determinado a alcançar um objetivo questionável.
Quanto a Schafer, que já havia mostrado em Euphoria (2019) seu talento, aqui ela novamente rouba a cena, entregando uma atuação que certamente a posiciona como uma referência para futuros filmes do gênero.
Cuckoo é daquelas obras de horror, que mesmo sendo interessantes, acabam chegando no objetivo errado, que é fazer com que o público o esqueça o mais rápido possível assim que os créditos começam a subir. É o pior cenário possível para um longa que almejava ser uma das grandes produções do ano.
Cuckoo (idem, EUA– 2024)
Direção: Tilman Singer
Roteiro: Tilman Singer
Elenco: Hunter Schafer, Jan Bluthardt, Dan Stevens, Jessica Henwick
Gênero: Horror, Thriller
Duração: 102 min.