Antes de estrelar o fracasso de público e crítica Madame Teia, Dakota Johnson havia atuado no filme Está Tudo Bem Comigo?, que teve sua primeira exibição no Festival de Sundance em 2022. O longa demorou um bocado para estrear, indo direto para o streaming Max, e acabou surpreendendo pela sua simplicidade e qualidade.
Lucy (Dakota Johnson) e Jane (Sonoya Mizuno) são duas amigas inseparáveis, saem todos os dias, conversam sobre relacionamentos e sobre os rumos da vida. Porém, tudo muda quando Jane decide se mudar devido a uma proposta de emprego melhor, deixando Lucy desorientada e sem saber como se adaptar à nova realidade.
O roteiro de Lauren Pomerantz não se limita apenas à amizade entre as duas e aos problemas decorrentes da decisão de Jane de se mudar para Londres. Ele também aborda uma questão existencial que Lucy precisa enfrentar: a descoberta e aceitação de sua sexualidade aos 30 anos. Este dilema é central para a trama, e sua amizade quase platônica serve como uma válvula de escape para que Lucy se descubra e enfrente seus próprios dramas.
O fato de se assumir aos 30 anos é algo que as produções audiovisuais raramente abordam, geralmente focando mais em dilemas adolescentes do que em situações existenciais de jovens adultos. Está Tudo Bem Comigo? trata esse tema de maneira sensível e no tom certo. O sentido dramático que o roteiro segue, ao mostrar Lucy se dando conta e admitindo pela primeira vez que sente atração por mulheres, é desenvolvido de forma delicada e emocionalmente envolvente.
O que torna o longa da dupla Stephanie Allynne e Tig Notaro irregular é o fato de focar grande parte da trama no laço de amizade entre Lucy e Jane, deixando de lado outras ligações e, assim, prejudicando a jornada de autodescoberta de Lucy. O ponto alto está no sentimento de Lucy de se encontrar e saber o que deseja para o futuro em sua vida pessoal e em suas relações amorosas.
Está Tudo Bem Comigo? é um filme que trata não apenas da amizade entre duas mulheres, suas brigas e o desgaste natural por se conhecerem há muito tempo, mas também aborda sentimentos reprimidos de maneira sensível e emocionante, provocando diversas sensações no espectador. A moral do longa é clara: sempre seja você mesmo, não importa o que os outros vão pensar.
Está Tudo Bem Comigo? (Am I OK?, EUA – 2022)
Direção: Stephanie Allynne, Tig Notaro
Roteiro: Lauren Pomerantz
Elenco: Dakota Johnson, Sonoya Mizuno, Jermaine Fowler, Kiersey Clemons
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Duração: 86 min.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.


