No meio de tantos K-Dramas e filmes sul-coreanos originais que a Netflix disponibiliza em seu catálogo anualmente, é bem comum que algum conteúdo passe despercebido pelo público. Kill Boksoon é uma dessas produções, que, quando estreou em 2023, não recebeu a atenção merecida.
A primeira coisa que chama a atenção, e que é algo comum em longas sul-americanos, é o seu tempo de duração de 137 minutos, que não faz o menor sentido, pelo menos não para esse filme especificamente, já que muitas das cenas poderiam ter sido retiradas sem causar maiores danos à narrativa.
Kill Boksoon apresenta a velha história da mulher que é dona de casa, mas que não é bem aquela pessoa que diz ser. Ao estilo do que foi visto em Sr. e Sra. Smith (2005), Gil Bok-soon (Jeon Do-yeon) é uma mulher do lar, mas seu verdadeiro trabalho é praticar assassinatos por aluguel a mando de Cha Min Kyu (Sol Kyung-gu).
Esse é o principal atrativo do longa dirigido e roteirizado por Byun Sung-hyun. Ao mostrar Bok-soon vivendo sua rotina de mãe solteira com sua filha adolescente Jae-Yeong (Kim Si-a), a história tenta se distanciar do estilo apresentado em Atômica e John Wick, que apenas mostram a violência acontecendo e desenvolvem a trama a partir da pancadaria.
Em Kill Boksoon, há uma tentativa de humanizar a protagonista com base em sua história de vida, trazendo uma espécie de redenção para Bok-soon, que é conhecida em seu meio por ser uma assassina cruel e de primeiro nível, mas que pensa em se aposentar em breve. Isso faz com que um conluio seja criado pela empresa a qual serve, e eles passem a querer matá-la de todas as formas.
Seu longo tempo de duração é justificado pela intenção de abordar a vida particular de Gil Bok-soon em profundidade, mostrando a relação dela com a filha, com o trabalho e com os colegas. Isso gera cenas divertidas e um drama que tem a cara das produções sul-coreanas.
Sim, o longa tem uma pegada de John Wick. Na realidade, a maioria das produções do gênero está seguindo o estilo da franquia com Keanu Reeves, com muita ação e intensidade. Por ser uma assassina de aluguel, é natural que ela tenha que enfrentar seus inimigos, que são muitos, o que faz com que a trama traga várias sequências violentas e com bastante sangue espirrando na tela.
Kill Boksoon não está entre os melhores filmes coreanos; não possui grandes reviravoltas e traz poucas cenas marcantes, destacando-se apenas a luta em um bar em um plano sequência. Apresenta uma trama atrativa que tenta ser diferente ao mostrar uma assassina de aluguel das antigas atuando nos dias atuais. É uma obra que serve para passar o tempo, mas não alcança o status das melhores produções do país.
Kill Boksoon (Gil Bok-soon, Coreia do Sul – 2023)
Direção: Byun Sung-hyun
Roteiro: Byun Sung-hyun
Elenco: Lee Jae-wook, Jeon Do-yeon, Hwang Jung-min, Koo Kyo-hwan, Esom, Fahim Fazli
Gênero: Ação, Suspense
Duração: 137 min.