Crítica | Memórias de um Caracol é uma melancólica metáfora

Uma animação de qualidade, mas com um roteiro fraco

Inserir temas adultos e complexos em animações é algo bem comum. Em Divertida Mente 2 o assunto era as angústias e emoções dos adolescentes, em Homem-Aranha: No Aranhaverso a questão da identidade era retratada de forma inteligente. O mesmo ocorre no existencial Memórias de um Caracol.

A animação dirigida e roteirizada por Adam Elliot, o mesmo responsável pelo curta-metragem de animação Harvie Krumpet (vencedor do Oscar em 2003) e por Mary e Max – Uma Amizade (2009). O roteiro traduz os sentimentos que passam por dois garotos que nasceram em uma sociedade em que sentem não estarem inseridos.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Missão: Impossível 2 - Os exageros de John Woo

Adam é um conhecedor da arte de fazer animações de qualidade e Memoir of a Snail (título original) é apenas mais uma de suas grandes produções, com a diferença de não contar com um roteiro tão qualificado quanto algumas de suas obras anteriores.

A trama conta a história de Grace, que é irmã gêmea de Gilbert. Os dois se tornam órfãos a partir do momento que são separados, com cada um indo parar em um ponto oposto da Austrália, perdendo a conexão que havia entre eles como gêmeos.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Selma: Uma Luta pela Igualdade - A Tour de force de David Oyelowo

Não dá para definir a animação como algo leve, pois, de início, já nos é mostrado que não se trata de uma história feliz, mas sim de uma obra que trabalha temas complexos, como superação e solidão, de maneira direta e não tão “fofinha” como costumamos assistir neste tipo de produção.

Memórias de um Caracol foi filmado utilizando a técnica de stop-motion, algo que impressiona e ajuda a dar maior beleza visual à narrativa. Adam erra em alguns pontos, como o uso de uma narração monótona e chata, além de contar com um ritmo maçante, fatos que certamente farão o espectador dar algumas piscadas e possivelmente até dormir ao longo da trama.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Super Urso - uma animação sem substância

Memórias de um Caracol (Memoir of a Snail, Austrália – 2024)
Direção: Adam Elliot
Roteiro: Adam Elliot
Elenco: Jacki Weaver, Sarah Snook, Charlotte Belsey, Agnes Davison, Mason Litsos, Daniel Agdag, Eric Bana
Gênero: Animação, Drama
Duração: 95 min.

Sobre o autor

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Ler posts desse autor