Catfishing é uma prática criminosa amplamente conhecida na web, frequentemente utilizada por criminosos em redes sociais e sites de namoro. Consiste em criar perfis falsos usando fotos e informações pessoais de terceiros para interagir, enganar, assediar ou manipular emocionalmente outra pessoa.
Meu Querido Bobby: Era Tudo uma Farsa (Lyttanya Shannon) — título que, por sinal, já é um grande spoiler — é um documentário da Netflix que mostra as ameaças existentes na internet, principalmente os perigos do catfishing e suas consequências destrutivas.
Baseado no famoso podcast Sweet Bobby, o documentário apresenta a história de Kirat Assi, vítima de um golpe de catfishing que se estendeu por quase uma década. Durante esse tempo, Kirat acreditou estar em um relacionamento amoroso sério, planejando até mesmo se casar com alguém que, na verdade, não existia.
Kirat foi enganada durante oito anos por alguém de sua própria família. Ela acreditava estar se envolvendo com uma pessoa que conhecia apenas pela web e com quem nunca havia se encontrado pessoalmente. É um caso típico que mostra como devemos ter cuidado ao nos relacionar com desconhecidos em sites de namoro ou redes sociais.
O motivo de a produção ter impactado tantas pessoas na época de seu lançamento se deve ao forte poder de discussão que a obra possui, até porque poucas pessoas têm conhecimento sobre essa prática. Provavelmente, muitos espectadores ficaram chocados ao descobrir o quão perverso é esse universo online.
Daí vem a importância de Meu Querido Bobby: primeiro, ao orientar e informar sobre o catfishing; segundo, ao mostrar como é fácil encontrar dados de uma pessoa nas redes sociais e na internet, o que possibilita ao criminoso se passar por outra pessoa e enganar sua vítima.
O documentário em si tem uma narrativa de suspense bem construída, em que as informações são reveladas aos poucos. Porém, há tanto mistério envolvido na trama que ela acaba se perdendo um pouco em seu ato final, especialmente quando todo o enigma é desvendado, gerando mais uma reação de revolta no público do que um impacto emocional profundo.
Meu Querido Bobby: Era Tudo uma Farsa é uma boa produção que, assim como Catfish: The TV Show, da MTV, serve para nos lembrar, de forma didática, que nem tudo é o que parece. Encontrar alguém dos sonhos no mundo real é algo complexo, e as facilidades da web não tornam esse sonho mais acessível ou seguro.
Meu Querido Bobby: Era Tudo uma Farsa (Sweet Bobby: My Catfish Nightmare, UK– 2024)
Direção: Lyttanya Shannon
Roteiro: Lyttanya Shannon
Elenco: Hemma Gulhane
Gênero: Documentário
Duração: 82 min.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.