logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Negação

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•9 de março de 2017•5 Minutes

Existem filmes excelentes e filmes horríveis. Hoje parece com que a internet tudo ficou 8 ou 80. Mas há filmes que mesmo não tendo nada a acrescentar, são corretos. Ao mesmo tempo não inovam em nada, se mostram prazerosos em se assistir. Negação (Denial) é um bom exemplo desse tipo de filme.

Baseado em uma história real, o longa mostra quando a acadêmica Deborah Lipstadt (Rachel Weisz) é processada por difamação pelo historiador David Irving (Timothy Spall). Deborah escreveu um livro sobre o porquê que há pessoas que negam a existência do Holocausto, sendo que esse é o assunto o qual Irving é mundialmente conhecido: antissemita e aficionado por Hilter, o historiador fala em público que o Holocausto nunca existiu. O que começa como um julgamento em que a causa é a difamação, se torna em um julgamento sobre os terríveis crimes que ocorreram nos campos de concentração.

Uma das principais qualidades do longa está no seu roteiro, um texto rico e muito inteligente. Feito por David Hare (As Horas) é um roteiro que define muito bem os personagens com as suas ações, confiando no espectador para descobrir os ideais deles. Há um cuidado com as informações e quando elas são dadas. É como o se o espectador fosse o juiz da corte e realmente fosse criando a opinião sobre o julgamento com o que foi mostrado, evitando o maniqueísmo. Todos os personagens são bem escritos, destaques ao advogado feito por Tom Wilkinson que no começo aparenta não entender o peso do caso em que está e para o próprio David Irving, que o filme não precisa mostrá-lo como monstro, durante o próprio julgamento fica claro os valores ideológicos dos personagens. Os diálogos são muito fortes, bem escritos e evita longos discursos, mesmo tendo alguns da personagem de Weisz.

O elenco do filme é muito respeitável e faz um ótimo trabalho. Rachel Weisz compõe Deborah com uma força e segurança, que a deixa mais admirável durante a projeção. Como a personagem tem descendência judia, ela acaba percebendo o peso que esse julgamento tem para a sua família e a sua história. É um trabalho muito forte feito por Weisz. O excelente Timothy Spall faz David Irving com muita competência. Spall evita caras e bocas que o transformem em uma figura caricata, ao invés disso cria Irving com uma força equivalente a Deborah. E demonstra uma enorme segurança ao falar dos ideais que o personagem acredita, além da grande presença em tela. O ótimo Tom Wilkinson faz um personagem que no começo aparenta não levar o caso tão a sério, mas pouco a pouco vai mostrando que a importância do caso. Além de ser um dos trabalhos mais contidos de Wilkinson. O resto do elenco conta com os ótimos Andrew Scott e Mark Gatiss que fazem muito bem os seus papéis.

A direção de Mick Jackson (O Guarda Costas) é muito eficiente, apesar de não ter nada de novo. Como o foco do longa é o texto junto com os atores, a direção não chama a atenção para ela. Mas se o ritmo está bom e o elenco está bem, é mérito do diretor. Vale chamar a atenção para o trabalho de câmera e de iluminação. Jackson junto com diretor de fotografia, Haris Zambarloukos, faz com o que a câmera sempre procure os atores e durante o julgamento há um jogo muito interessante de luz em sombra. É um trabalho bem discreto de Mick Jackson, mas que é bem eficiente.

Em tempo em que procuram filmes que sejam “obras de artes” ou “catástrofes”, Negação mostra que existe outra categoria de filme: o eficiente. O texto é muito bem escrito, o tema é relevante, a direção é discreta e funcional e tem um elenco composto por excelentes atores britânicos. Recomendado.

Negação (Denial – EUA, Reino Unido – 2015)
Direção: Mick Jackson

Roteiro: David Hare
Elenco: Rachel Weisz, Timothy Spall, Tom Wilkinson, Mark Gattis e Andrew Scott.
Gênero: Drama
Duração: 110 Minutos

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Games
'Counter-Strike 2': Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

‘Counter-Strike 2’: Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

Uma nova atualização em 'Counter-Strike 2' permite trocar 5 itens por skins de…


by Matheus Fragata

Games
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

‘Pokémon Legends: Z-A’ vende 5,8 milhões de cópias na primeira semana

'Pokémon Legends: Z-A' vendeu 5,8 milhões na 1ª semana. Metade das vendas foram…


by Matheus Fragata

Games
Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só 'se formou' no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só ‘se formou’ no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White, de 'O Urso', revelou que não se formou no ensino médio por…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}