Em uma casa de madeira, isolada da cidade, Dani Timmins (Carolyn Bracken) está sozinha quando, durante uma noite chuvosa, ouve batidas na porta. Ao abrir, encontra um homem estranho que afirma ter visto alguém entrando em sua casa. Dani, perturbada, começa a questionar se o homem está mentindo para convencê-la a abrir a porta e deixá-lo entrar.
Essa é a cena introdutória do excelente Oddity: Objetos Obscuros. E ela é suficiente para prender a atenção do público, despertando um interesse imediato em saber os desdobramentos daquele momento.
Com essa introdução, o longa já nos fisga por sua criatividade e por despertar apreensão no espectador. O diretor e roteirista Damian Mc Carthy filmou, de forma brilhante, uma história simples, capaz de provocar os mais diversos sentimentos, que vão desde o medo e a perturbação até o desconforto diante do desconhecido.
Em seus dois primeiros atos, Oddity se destaca ao apresentar os personagens e posicionar a vidente cega como figura central da trama, estabelecendo claramente seu papel na história. Além disso, o segundo ato se sobressai ao construir um clima de tensão crescente, combinado com uma atmosfera de terror que provoca momentos de medo genuíno.
Contudo, no seu terceiro ato, o longa se perde em sua própria narrativa, tentando resolver todos os mistérios de forma apressada e deixando várias perguntas sem respostas, como, por exemplo: quem era o homem de madeira no centro da sala? O que estava fazendo ali? Seria uma espécie de protetor ou algo amaldiçoado? São muitas questões, e quase nenhuma é respondida.
Essa falta de aprofundamento no roteiro de McCarthy deixa bastante a desejar, resultando em uma perda de foco em vários elementos de suspense que ficaram sem solução
Oditty: Objetos Obscuros é uma produção de baixo orçamento, o que fica bastante claro em vários momentos, principalmente em cenas que poderiam receber algum tipo de efeito especial. Porém, isso não afeta o resultado final, já que o filme é um bom suspense e consegue, sim, amedrontar o público com muitos sustos.
Oddity – Objetos Obscuros (Oddity, Irlanda– 2024)
Direção: Damian Mc Carthy
Roteiro: Damian Mc Carthy
Elenco: Carolyn Bracken, Johnny French, Steve Wall, Joe Rooney, Gwilym Lee, Tadhg Murphy, Caroline Menton
Gênero: Horror, Thriller
Duração: 98 min.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.