Não é novidade nenhuma que o cinema nacional busque seguir a fórmula de sucessos de outras produções que fizeram bilheterias arrebatadoras ao atraírem enormes multidões aos cinemas, caso de Minha Mãe é uma Peça 3, que fez uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro. Porém, mesmo tentando recriar essa receita Quatro Amigas numa Fria provavelmente não terá o mesmo êxito.
Não que a nova obra do diretor Roberto Santucci – famoso cineasta por realizar produções de humor farofa e que costumam ir bem nas bilheterias – seja uma catástrofe total, até porque Quatro Amigas numa Fria acaba por ter o destaque das belas paisagens da região de Bariloche, na Argentina, e de sua frequente neve, que representa nas montanhas quase que uma timidez imponente. Na realidade, este longa conta com um roteiro reciclado e mastigado e que já foi visto em várias histórias do gênero, desde novelas à enlatados hollywoodianos.
São esses formatos reciclados e novelescos que atrapalham a trama e obrigam ao cineasta Roberto Santucci a desenvolver sua história usando argumentos pitorescos que não colam, como o da garota que tem problema com gelo e não pode sair na neve, e transformando outros momentos que poderiam render algo em piadas sem graça alguma. Quatro Amigas Numa Fria traz uma narrativa extremamente batida, das amigas que vão fazer uma despedida de solteiro em Bariloche para um fim de semana de pura curtição e ali vão realizar várias atrapalhadas, além de se redescobrirem como pessoas, algo meio no estilo de se Beber Não Case, mas com a diferença que o filme de Todd Phillips fazia o espectador gargalhar de rir.
O roteiro escrito pela dupla Paulo Cursino e Taisa Lima até que é simpático em criar relações de amizade entre as quatro amigas, mas totalmente desfavorável em estabelecer esses mesmos laços entre algumas das amigas e seus cônjuges, que aparecem rapidamente por alguns segundos no primeiro ato e depois são plenamente esquecidos pelo resto da narrativa. Até mesmo o personagem de Babu Santana que parecia ser bastante interessante sucumbe a história para dar espaço a esposa Ludmila (Micheli Machado) que só pensa em dormir durante todo o filme, em um arco completamente chatíssimo, por sinal. Como o foco está todo nas quatro amigas, pelo fato delas se conhecerem há anos, principalmente Karen, interpretada por Fernanda Paes Leme, que está forçadíssima no papel da protagonista, e Dani (Maria Flor), que é a única a ter alguma relevância mesmo na narrativa, é natural que o diretor se perca nas escolhas ao dar mais tempo de tela para as protagonistas e esqueça os personagens secundários, o que é uma pena.
Em seu primeiro ato, o longa trabalha o conceito da amizade entre as amigas e o relacionamento de cada uma, claro que tudo muito estereotipado e com vários clichês, com a amiga que não se dá bem em nenhum relacionamento, com a outra que não sabe se trai ou não o marido, entre outros clichês. Isso para não falar a respeito das reviravoltas sem sentido que ocorrem no último ato e que desfavorecem as personagens, e também em atitudes machistas que o roteiro emprega em algumas das situações proporcionadas pelas quatro amigas.
Quatro Amigas numa Fria erra em seu principal elemento, que é a construção do roteiro e na hora de colocar um humor mais ácido na trama, isso além do diretor não se decidir se queria usar um tom mais teatral ou de novela nas cenas, e assim dando maior dinâmica e naturalidade para os diálogos. Fica difícil de rir em muitos dos quadros apresentados, até mesmo com alguns absurdos que poderiam render com algumas piadas, justamente porque o roteiro não sabe se quer fazer drama ou humor. Se depender do roteiro, Quatro Amigas Numa Fria deveria estar mesmo é na geladeira.
Quatro Amigas Numa Fria (idem, Brasil – 2022)
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino, Taísa Lima
Elenco: Fernanda Paes Leme, Maria Flor, Priscila Assum, Micheli Machado, Marcos Veras, Babu Santana, Rafael Delgado, Gui Heck
Gênero: Comédia
Duração: 95 min
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.