logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Quem Vai Ficar com Mário? - Humor com pontada de Crítica Social

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•18 de junho de 2021•5 Minutes

O humor brasileiro vem se revigorando nos últimos anos e ganhando uma nova cara no cinema, com produções menos novelescas e mais voltadas para o grande público. Um dos cineastas que vem fazendo parte deste novo cenário é Hsu Chien, que mesmo não sendo conhecido por grande parte dos cinéfilos brasileiros é um diretor consagrado e com bagagem no audiovisual. Ele já se aventurou em diversos gêneros, como drama, suspense e comédia.

O diretor retorna – depois de lançar o fraco Ninguém Entra Ninguém Sai – com a produção Quem Vai Ficar com Mário?, um longa que dialoga com o espectador a respeito de temas atuais e que não perde a chance de fazer o público rir com piadas bem feitas e sem precisar forçar a barra ou criar um cenário absurdo de acontecimentos.

O filme conta a história de Mário (Daniel Rocha), um rapaz que toma a decisão de contar para sua família que é homossexual, mas para isso precisa perder o medo de seu pai e confrontá-lo com a verdade. É uma ideia bastante interessante a do roteiro, em trazer um drama pessoal do personagem que muitas pessoas vivem e dar um lado cômico para a situação, isso sem esquecer do tema principal do longa.

Quem Vai Ficar Com Mary Brasileiro

É nítido a referência que o diretor faz ao dar um nome parecido com o do clássico americano Quem Vai Ficar com Mary?, que traz uma trama bastante engraçada entre dois homens que buscam o amor da personagem interpretada por Cameron Diaz.

Na versão nacional ocorre algo parecido, com Fernando (Felipe Abib) e Ana (Letícia Lima) disputando o amor de Mário. É claro que por ser uma comédia muitas confusões acabam ocorrendo, não apenas desse embate para saber quem irá ficar com o protagonista, mas também em relação a Mário contar ou não para o seu pai que é gay.

É um humor com uma pontada de drama, já que há em diversos momentos há conflitos pessoas entre Mário e seu pai e a paixão de sua vida, Fernando. Há circunstâncias que o diretor acaba repetindo piadas ou situações embaraçosas para que a cena se torne cômica, mas isso não atrapalha o andamento do longa e também não é algo de mal gosto, nem extremamente forçado, pelo contrário, se percebe que houve um trabalho para que os diálogos fossem mais leves e divertidos, isso como dito antes, sem esquecer a mensagem final.

Crítica Social

O ponto alto da narrativa está na apresentação do conflito entre Mário e seu pai, há outros momentos conflituosos na trama, mas que servem apenas para fazer a narrativa seguir adiante e para dar mais humor para o filme, mas o principal mesmo é em relação ao preconceito de seu pai.

Tal preconceito é bem discutido, mas não tão aprofundado quanto deveria ser. No primeiro ato, esse embate entre os dois é mais forte, no segundo ato ele praticamente desaparece até ressurgir para definir toda a situação no terceiro ato. O que o diretor quis fazer é apresentar outras situações que envolvem critica social, como o machismo.

A ideia de criar atritos em volta desse drama de Mário e do preconceito do pai poderia facilmente discorrer por todo o filme, mas o diretor prefere abandonar o caminho principal trilhado pelo roteiro e seguir outro, algo que acaba tornando o final óbvio e sem a força que deveria ter tido.

Quem Vai Ficar com Mário? é uma produção que poderia ter ido mais adiante no tema que pretendia discutia e assim fortalecer a sua mensagem principal contra o preconceito. Apesar de cansativo e enrolativo em alguns momentos a produção entrega aquilo que o público quer, um filme suave e que faça rir.

Quem Vai Ficar com Mário? (idem, Brasil – 2021)

Direção: Hsu Chien Hsin
Roteiro: Stela Freitas, Laura Malin, Rafael Campos Rocha, Luís Salém
Elenco: Nany People, Daniel Rocha, Felipe Abib, Marcos Breda, José Victor Castiel, Letícia Lima, Elisa Pinheiro
Gênero: Comédia
Duração: 105 min.

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Agora é oficial: Vini Jr. posta primeiro vídeo com Virginia e 'assume' romance

Virginia Fonseca viaja para encontrar Vini Jr., mas com uma condição: ‘Chega de esconder’

Virginia Fonseca viaja de novo para Madrid para Vini Jr., mas impõe condição:…


by Matheus Fragata

Games
As 15 cartas mais valiosas do set 151 de Pokémon TCG

‘Pokémon TCG Pocket’ anuncia mudança no Card Dex para 2026 após feedback dos fãs

Pokémon TCG Pocket terá atualização no Card Dex em 2026. Cartas repetidas…


by Matheus Fragata

Games
Produtora está motivada a superar qualidade de Baldur's Gate 3 em próximo game

‘Baldur’s Gate 3’ pode estar a caminho do Nintendo Switch 2, sugere insider


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}