Zack Snyder se destacou no cinema com o ótimo Madrugada dos Mortos, o que lhe rendeu contratos para dirigir os aclamados filmes 300 e Watchmen. No entanto, nos últimos anos, o cineasta tem realizado trabalhos bastante fracos, para não dizer irrelevantes.
Sua parceria com a Netflix tem rendido frutos; ele já havia dirigido Army of the Dead: Invasão em Las Vegas e, em 2023, estreou outra obra que liderou: o fraquíssimo Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo. A segunda parte desta produção, Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes, estreou em 2024 e é, sem dúvida, um sinal de que suas produções estão piorando com o tempo, mostrando que o diretor está em franca decadência e sem sinais de que vá fazer algo bom à vista.
A sequência de Rebel Moon é uma das piores coisas já vistas nos últimos anos. Sem dúvida, irá figurar na lista dos piores filmes de 2024. Quase nada se salva dessa bomba produzida pela Netflix, destacando-se apenas os efeitos visuais, que, pode-se afirmar com certeza, foi um grande gasto de tempo e dinheiro. Afinal, ter efeitos digitais bonitos geralmente não salva um roteiro ineficaz e caótico.
A trama continua a batalha entre o bem e o mal, com o Reino tentando encerrar a rebelião ao invadir outro planeta em busca de grãos. Esses homens que aparecem em naves espaciais são claramente inspirados em oficiais nazistas, e o jeito caricato como esses vilões agem não desperta nenhum sentimento no público. O mesmo vale para os heróis que surgem na história, especialmente Kora (Sofia Boutella), uma personagem sem carisma e sem profundidade.
Snyder teve seu projeto para Star Wars deixado de lado quando a Disney adquiriu os direitos da franquia, e é óbvio que o cineasta quis fazer sua aventura espacial no mesmo estilo. Isso fica evidente em todos os cenários possíveis. A diferença é que o roteiro é péssimo, as atuações são ruins e o ritmo é lento, tornando-o um filme de ação entediante e chato.
Apesar de ter bons efeitos digitais, ainda assim é feio visualmente. Muito disso se deve à péssima fotografia, assinada pelo próprio Snyder. Em seus trabalhos anteriores, o diretor de fotografia era Larry Fong, que realizou a tarefa em Batman vs Superman e Watchmen. Em várias cenas de Rebel Moon, a iluminação parece amadora e desfocada, deixando claro que uma das marcas registradas dos filmes de Snyder não foi aplicada nesta produção.
Rebel Moon: Parte 2 é um fracasso do início ao fim. As cenas de ação, que já são fracas, ficam ainda piores com a câmera lenta excessiva que Snyder insere nas sequências. É um filme para assistir, dormir e talvez dar algumas risadas de algumas cenas ridículas.
Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (Rebel Moon – Part Two: The Scargiver, EUA – 2024)
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Zack Snyder, Kurt Johnstad, Shay Hatten
Elenco: Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Bae Doona, Ray Fisher, Anthony Hopkins
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Duração: 122 min.
Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.