logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Red 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos - Desnecessário

Guilherme Coral Guilherme Coral
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•12 de julho de 2018•5 Minutes

Levando em conta o sucesso comercial de RED, era apenas questão de tempo até vermos sua sequência chegando nos cinemas. Com fórmula obviamente atrativa ao público, com elenco de peso, não criar uma continuação seria basicamente jogar dinheiro no lixo. Evidente que, se tratando de Hollywood, não veríamos algo que efetivamente desenvolvesse esse universo – similarmente ao que vimos, recentemente, em Kingsman 2 ganharíamos nada mais que uma grande repetição do que veio antes e, como o título traduzido já diz, acompanhado do típico “ainda mais”, explorando ao ponto do exagero o que fizera do primeiro filme tão atraente, por mais que sua qualidade já não tenha sido algo surpreendente.

Dessa forma, RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos pode ser considerado como uma mera releitura do filme anterior, contando com um roteiro similar, no estilo fill in the blanks, no qual apenas algumas situações são alteradas, seguindo exatamente a mesma premissa. Podemos enxergar isso logo no ato inicial, que nos mostra Frank (Bruce Willis), novamente aposentado, fazendo compras com a esposa. Não demora muito para seu amigo, Marvin (John Malkovich), aparecer, dizendo que, mais uma vez, eles estão correndo perigo. Pouco após, Marvin é supostamente morto e é capturado, iniciando mais uma aventura com muitos tiroteios e assassinos/ ex-agentes na terceira idade.

Evidente que se o espectador meramente procura algo para passar o tempo, se divertir, RED 2 é uma ótima pedida, no melhor estilo “sessão da tarde”. Qualquer um que analise a obra com um certo olhar crítico, no entanto, irá enxergar que não se passa de um longa produzido à partir de uma receita de bolo, porém com menos cuidado que o seu antecessor. Tal aspecto é perceptível na atuação de Willis, que parece trabalhar em piloto automático, quase cansado daquela premissa (o que não deixa de fazer sentido, já que o agente aposentado reflete sua própria carreira como astro de cinema de ação). Esse cansaço, naturalmente, transparece em muitas das interações entre Frank e amigos, quebrando muito do encanto da obra original.

Não há como negar, porém, que muitas das situações apresentadas conseguem tirar boas risadas do espectador – nada tão memorável quanto a bala atingindo o míssil do primeiro filme, mas, ainda assim, são momentos que divertem e fazem dessa uma experiência bastante descompromissada. Por outro lado, repetir a fórmula de Sarah acompanhando os aposentados soa repetitivo demais – poderia ter sido ofertado um papel maior para a personagem, ou ter a descartado plenamente, afinal, muitas das piadas envolvendo a personagem funcionavam pela contraposição entre a vida comum e a desse grupo de pessoas, algo que desaparece nessa sequência, visto que a mulher já passou por momentos muito parecidos anteriormente.

Ao menos, a direção de Dean Parisot não traz muitos dos maneirismos de seu antecessor, Robert Schwentke, mais notavelmente os planos muito próximos e câmeras tremidas, que tanto prejudicaram nosso entendimento do primeiro longa-metragem. Mais conhecido por Heróis Fora de Órbita, Parisot sabe muito bem trabalhar com o elemento comédia da obra, criando um bom diálogo entre essas e as sequências de ação, por mais que essas, principalmente por conta do roteiro, não sejam assim tão engajantes.

Dito isso, RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos não passa de uma grande repetição do que veio antes, mais uma prova do interesse único dos estúdios na bilheteria e não na qualidade de seus filmes. Divertido, porém esquecível, essa continuação claramente não deveria ter saído do papel – teríamos ficado satisfeitos com o falho, mas engajante longa-metragem original.

RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos — EUA/ França/ Canadá, 2013
Direção:
 Dean Parisot

Roteiro: Jon Hoeber, Erich Hoeber
Elenco: Bruce Willis, John Malkovich, Mary-Louise Parker, Helen Mirren, Anthony Hopkins, Byung-hun Lee, Jong Kun Lee,  Catherine Zeta-Jones, Neal McDonough, David Thewlis
Gênero: Ação, Comédia

Duração: 116 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Guilherme Coral

Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
ListasFamosos
5 Filmes essenciais com Pedro Pascal que vão além das séries

5 Filmes essenciais com Pedro Pascal que vão além das séries


by Patrícia Tiveron

ListasFamososMúsica
TWICE: 5 momentos que definem a primeira década do grupo antes da estreia do filme no Brasil

TWICE: 5 momentos que definem a primeira década do grupo antes da estreia do filme no Brasil


by Patrícia Tiveron

Esportes
Ceará perde para o Botafogo no Castelão e cai para 13ª colocação na Série A

Ceará perde para o Botafogo no Castelão e cai para 13ª colocação na Série A


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}