logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York - Mas ele mal fica por lá

Lucas Nascimento Lucas Nascimento
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•29 de novembro de 2017•5 Minutes

Uma das minhas grandes reclamações enquanto acompanhava a série Sexta-Feira 13, era a de que todos os filmes acabavam em um repetição tediosa ao sempre situar suas histórias em um acampamento; ou alguma variante envolvendo matas fechadas e casas de campo. Dessa forma, imaginem minha empolgação ao contemplar o título Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York, filme que enfim sugeria a ideia de termos Jason Voorhees fora de seu habitat natural. Porém, é frustrante assistir ao oitavo capítulo da franquia e se deparar com um desperdício de potencial tremendo.

A trama começa quando um casal de namorados passeia de barco pelo antigo Crystal Lake, e após circunstâncias mais absurdas do que as do sexto filme, Jason Voorhees (Kane Hodder) é despertado novamente, agora seguindo um grupo de adolescentes que prepara-se para ir até Nova York para uma excursão acadêmica. Com o grupo saindo de navio até a ilha de Manhattan, Jason entra escondido na embarcação e promete levar sua onda de assassinatos até a Big Apple.

Com a decepção de A Matança Continua, um filme que a Paramount esperava conseguir um novo respeito e até reconhecimento em prêmios, o estúdio simplesmente já não sabia o que fazer com a franquia. Sendo o último filme da série sob propriedade do estúdio, que então cederia os direitos para a New Line, Rob Hedden foi escolhido para escrever e dirigir o longa, que realmente parece algo feito sem muito ânimo ou criatividade. É o caso de “Velocidade Máxima ser Duro de Matar em um ônibus”, mas com Jason sendo Jason em Nova York. Ou melhor, Jason em um navio, já que o filme demora para enfim fazer jus ao título, nos forçando a acompanhar um arco terrível envolvendo alguns dos mais chatos personagens de toda a franquia – pobre Peter Mark Richman, que tenta dar credibilidade a um personagem tão mal escrito e caricato.

Quando a trama enfim chega a Nova York, e isso demora mais de 1 hora, até que a situação fica um pouco mais divertida, mas não como poderia. Temos tiradas bacanas como aquela em que o assassino contempla um grande bilboard com uma máscara gigante de hóquei, uma caminhada memorável pela Times Square e até uma perseguição por dentro dos vagões de um metrô. Porém, nunca sentimos a grandiosidade ou o escopo da cidade, e Jason sempre está concentrado naquele grupo específico formado por Rennie e seus amigos, ignorando qualquer outro civil pela rua. Vale apontar também que, dado o orçamento limitado da produção, muitas cenas foram filmadas em Vancouver, e à noite, o que nos dá muito pouco da real Nova York.

E Hedden até se esforça para tornar essas cenas interessantes, mesmo com o orçamento reduzido – com exceção de tudo envolvendo o navio, que é simplesmente maçante. Uma das cenas mais memoráveis de toda a franquia é quando o durão Julius (V. C. Dupree) enfrenta Jason em um combate corpo a corpo, tentando derrubá-lo com uma série de jabs e socos, até literalmente não conseguir se manter em pé e suas mãos começarem a sangrar. Em um belo exemplo do trabalho de efeitos especiais e da direção de Hedden (que alterna entre planos plongée e abertos com inteligência), Jason arranca a cabeça do jovem com um simples soco. Esse filme merece a menção só por essa hilária cena, mesmo. De resto, as já conhecidas perseguições e jogos de gato e rato dos anteriores, mas agora nos corredores de um navio e em túneis subterrâneos. 

Um verdadeiro desperdício de proposta, e uma triste despedida de Jason Voorhees de sua casa, Paramount Pictures. Agora, depois de sair do campo e visitar uma das maiores metrópoles do mundo, não havia muitos lugares que o assassino da máscara de hóquei poderia ir. Bem, havia um…

Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan, 1989 – EUA)

Direção: Rob Hedden
Roteiro: Rob Hedden, baseado nos personagens de Victor Miller
Elenco: Jensen Daggett, Scott Reeves, Barbara Bingham, Peter Mark Richman, Martin Cummings, Gordon Currie, V. C. Dupree, Alex Diakun, Kane Hodder
Gênero: Terror
Duração: 100 min

Leia mais sobre Sexta-Feira 13

Mostrar menosContinuar lendo

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Sem classificação
Remake de 'Resident Evil 0' ganha força após descoberta em currículo de ator

Remake de ‘Resident Evil 0’ ganha força após descoberta em currículo de ator

O remake de Resident Evil 0 pode ser real. Uma pista no currículo de um ator…


by Matheus Fragata

GamesCapaGamesCríticas
Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Digimon Story: Time Stranger traz uma das melhores jornadas da saga, mas…


by Matheus Fragata

Cinema
Jesse Eisenberg revela planos inusitados para conhecer Mark Zuckerberg antes de “A Rede Social”

Jeremy Strong fala sobre viver Mark Zuckerberg na sequência de ‘A Rede Social’

Jeremy Strong elogiou o roteiro da sequência de 'A Rede Social' e falou sobre…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}