As primeiras impressões de Capitão América: Admirável Mundo Novo, novo filme da Marvel Studios e parte da Fase 5 do MCU, começaram a surgir e trouxeram reações divididas. Enquanto alguns elogiam o longa como um retorno à essência da franquia, outros criticam sua abordagem visual e roteiro.
Elogios ao filme
Lauren Milici, da GamesRadar+, elogiou a simplicidade do enredo e destacou a performance de Danny Ramirez:
“Eu realmente gostei de #CaptainAmericaBraveNewWorld […] não foi uma excursão exagerada cheia de participações especiais – é um conto simples e emocionante sobre mocinhos contra bandidos, o que na minha opinião é, em sua essência, o que um filme da Marvel deveria ser.”
A crítica Laura Sirikul afirmou que Sam Wilson (Anthony Mackie) provou ser um líder digno da franquia:
“A escrita e a atuação são muito fortes, misturando um thriller político com elementos de super-heróis. Embora não seja perfeito, foi muito envolvente e divertido.”
Brandon Davis, do ComicBook.com, chamou o longa de um “retorno à forma” do MCU e elogiou a performance de Harrison Ford como Thaddeus Ross:
“#CaptainAmericaBraveNewWorld é totalmente bom. Parece um retorno do MCU à forma, progredindo a história geral com um conto emocionante próprio. […] Harrison Ford está ALL IN. Mackie realmente reivindica o manto.”
Scott Menzel destacou o filme como um grande passo para a Fase 5 da Marvel, comparando-o a Falcão e o Soldado Invernal, mas em maior escala:
“Mackie voa além do papel de Falcão, consolidando-se como o novo Capitão América. Ford coloca seus grunhidos e irritabilidade característicos em grande uso como Thaddeus Ross e Red Hulk.”
Críticas negativas
Por outro lado, algumas reações foram bem menos otimistas. O crítico Cody Dericks apontou que o filme sofre dos mesmos problemas do MCU pós-Ultimato:
“Se você estava sentindo falta da ação chata e dos visuais feios do MCU pós-Ultimato, então #CaptainAmericaBraveNewWorld é para você. Totalmente descartável, com momentos cômicos inadvertidos e comentários políticos absolutamente vazios… pelo menos Harrison Ford está conectado.”
Dan Casey, do Nerdist, considerou a obra decepcionante, mencionando problemas estruturais devido às refilmagens:
“Infelizmente bem decepcionante. É uma mistura pesada de dispositivos de enredo do MCU do Natal passado que desmorona sob a pressão de suas refilmagens. Não é uma lavagem total, mas Anthony Mackie em particular merecia algo melhor.”
O que esperar do filme?
Capitão América: Admirável Mundo Novo marca a primeira vez que Sam Wilson assume totalmente o escudo após os eventos de Vingadores: Ultimato. O enredo gira em torno de um incidente internacional que envolve o agora presidente dos EUA, Thaddeus Ross, e pode introduzir o Adamantium no MCU.
Além de Anthony Mackie e Harrison Ford, o elenco conta com Danny Ramirez como o novo Falcão, Giancarlo Esposito como Sidewinder e Tim Blake Nelson reprisando seu papel como O Líder.
Apesar das críticas mistas, Mackie se mostrou entusiasmado com o projeto:
“Eles me disseram que eu seria o Capitão América há cinco anos. Estou apenas esperando o momento certo. A Marvel me deu o melhor elenco, o melhor roteiro, a melhor equipe e o melhor diretor para fazer o melhor filme possível.”
Capitão América: Admirável Mundo Novo estreia nos cinemas em 14 de fevereiro de 2025.