A aposentadoria chegou oficialmente ao fim. O lendário ator Daniel Day-Lewis fez seu grande retorno público na tarde de domingo (28), na estreia mundial de seu novo filme, Anemone, no prestigiado Festival de Cinema de Nova York. O projeto, que marca o fim de um hiato de oito anos para o tricampeão do Oscar, é ainda mais especial por ser a estreia na direção de seu filho, Ronan Day-Lewis.

Pai e filho celebraram a colaboração no tapete vermelho e no palco do evento, descrevendo a parceria como “intuitiva” e uma “pura alegria”, em um dos momentos mais aguardados e emocionantes do festival.

‘Uma caixa de brinquedos maior para brincar’

Na estreia, que aconteceu em uma sessão lotada no Lincoln Center, a emoção era palpável. Ronan Day-Lewis, que co-escreveu o roteiro com o pai, se disse “sem palavras” com o privilégio de estrear seu primeiro filme ao lado do ator. A parceria, segundo os dois, fluiu de forma natural.

“Ao longo dos anos, desde que Ronan era muito, muito pequeno, trabalhamos em muitas coisas diferentes juntos”, disse Daniel Day-Lewis à Variety. “Sempre houve uma grande facilidade na companhia um do outro, e isso foi realmente uma extensão disso. Era apenas uma caixa de brinquedos maior para brincar.” Ronan complementou, revelando que a primeira “parceria cinematográfica” dos dois foi um comercial falso da Nike estrelado pela tartaruga de estimação da família.

A preparação com ‘pints de Guinness e uísque’

O filme, ambientado no norte da Inglaterra, acompanha a história de Ray (Day-Lewis), um ex-soldado recluso que vive isolado na floresta e tem seu mundo virado de cabeça para baixo com a chegada de seu irmão, interpretado por Sean Bean. Para construir a química entre os dois, Daniel convidou o colega de elenco para sua casa na Irlanda antes das filmagens.

“Nos demos muito bem, e isso foi crucial para mim, para entrar na história de dois irmãos”, contou Sean Bean, revelando que os dois se conectaram em meio a “pints de Guinness e uísque”.

‘Nunca deixei de amar o trabalho’, diz Day-Lewis

A estreia de Anemone marca o retorno de Daniel Day-Lewis após seu último filme, Trama Fantasma (2017). Na entrevista, ele voltou a afirmar que nunca teve a intenção real de se aposentar, mas sim de fazer pausas para se reconectar com seu ofício. Ele revelou que o que mais sentia falta na atuação era encontrar “meu caminho para fazer parte da criação de um mundo diferente em colaboração com um grupo de pessoas”.

Anemone estreia em cinemas selecionados nos Estados Unidos em 3 de outubro.

Mostrar menosContinuar lendo