Diretor quase abandonou filmes de franquia após ameaças e críticas ferozes, mas encontrou nova motivação ao adaptar o game de terror da Supermassive Games
O diretor David F. Sandberg, conhecido por seu trabalho nos filmes Shazam! da DC, revelou que quase desistiu de adaptar propriedades intelectuais após lidar com a reação tóxica de parte do público. Em entrevista ao site GamesRadar, Sandberg falou abertamente sobre o impacto emocional das críticas a Shazam: Fúria dos Deuses e como seu novo projeto, o filme de terror Until Dawn, representa um recomeço.
“Quer dizer, para ser honesto, os fãs podem ficar muito, muito loucos e muito bravos com você”, contou. “Você pode receber ameaças de morte e tudo mais, então depois de Shazam 2, eu pensei: ‘Nunca mais quero fazer outro filme baseado em IP porque simplesmente não vale a pena.'”
Cansaço do gênero super-heróis
Após o lançamento de Shazam 2 em 2023, que teve recepção morna da crítica e foi ofuscado pelo sucesso do filme original de 2019, Sandberg expressou nas redes sociais seu desgaste com o universo dos super-heróis. Em um tweet deletado na época, o cineasta declarou estar “farto” do gênero e que ansiava por retornar ao terror — o mesmo que o consagrou com Quando as Luzes se Apagam (2016) e Annabelle 2 (2017).
“Só para deixar claro, não me arrependo nem por um segundo de ter feito os filmes Shazam. Aprendi muito e trabalhei com pessoas incríveis”, disse ele na época. “Mas será bom não ter que pensar mais no discurso tóxico em torno de super-heróis online.”
“Until Dawn” marca retorno ao terror e traz espírito do game original
Seu retorno ao gênero que o revelou acontece agora com Until Dawn, adaptação cinematográfica do game homônimo da Supermassive Games, lançado originalmente em 2015. No filme, um grupo de jovens fica preso em uma cabana e precisa sobreviver a uma noite infernal — repetidamente — graças a um ciclo de tempo inspirado na jogabilidade do game.
“Quando recebi o roteiro, pensei: ‘Isso seria tão divertido de fazer… todos esses tipos diferentes de terror? Tenho que fazer isso.’”, comentou Sandberg. “O conceito de loop temporal dá ao filme o clima exato do jogo — tentar novamente, fazer escolhas diferentes, sobreviver.”
O longa é dirigido por Sandberg e tem produção da Screen Gems. Ainda não há data oficial para a estreia nos cinemas, mas a expectativa dos fãs do game e do terror é alta, especialmente após o sucesso crítico de outras adaptações como The Last of Us.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

