“Deadpool & Wolverine” quebra recordes de bilheteria: o retorno triunfante do Mercenário Tagarela

O retorno do Mercenário Tagarela ao cinema com “Deadpool & Wolverine” tem se mostrado um sucesso estrondoso, conquistando recordes impressionantes nas bilheterias globais. Sob a direção de Shawn Levy e com a estrela Ryan Reynolds, o filme alcançou a marca de US$ 205 milhões em bilheterias domésticas, tornando-se a oitava maior abertura de todos os tempos e a maior para um filme com classificação R, superando o recorde anterior estabelecido pelo primeiro “Deadpool”, que arrecadou US$ 133,7 milhões.

Recordes Globais e Impacto de Deadpool & Wolverine

Internacionalmente, “Deadpool & Wolverine” também quebrou recordes para filmes com classificação R, estreando com US$ 233,3 milhões em 55 mercados, totalizando um início global de US$ 438,3 milhões. Formatos de tela premium contribuíram com 18% da bilheteria, liderados por US$ 36,5 milhões em vendas de ingressos Imax, estabelecendo um recorde para lançamentos em julho.

O retorno de Ryan Reynolds como Wade Wilson/Deadpool e a adição de Hugh Jackman como Logan/Wolverine foi esperada para uma estreia de US$ 160 a US$ 175 milhões na América do Norte, mas superou essas expectativas, tornando-se a maior estreia de todos os tempos para Reynolds, Levy e Jackman. Além disso, é a maior estreia de julho e de 2024 até o momento, ficando atrás apenas de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” em dezembro de 2021.

Contribuição ao Universo Cinematográfico da Marvel

O sucesso de “Deadpool & Wolverine” também impulsionou a Marvel a ultrapassar a marca de US$ 30 bilhões em vendas combinadas de ingressos, consolidando-se como a franquia de maior bilheteria da história. Este é o primeiro filme com classificação R lançado pela Disney e marca um retorno triunfante para a Marvel de Kevin Feige, após um período de desafios.

O filme foi amplamente bem-recebido, com críticas fortes e uma pontuação de 97% do público no Rotten Tomatoes, a segunda melhor para um filme da Marvel, superada apenas por “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”. O público foi predominantemente masculino (63%), mas apresentou uma diversidade étnica maior comparado aos filmes anteriores de Deadpool. Os espectadores brancos representaram 43% dos compradores de ingressos, seguidos por latinos (30%), negros (13%), asiáticos (9%) e nativos americanos/outros (5%).

Desempenho Internacional

Na bilheteria internacional, a China liderou com US$ 24 milhões, seguida pelo Reino Unido (US$ 22,1 milhões), México (US$ 18,7 milhões), Austrália (US$ 13 milhões), e Alemanha e Índia (US$ 10 milhões cada). O filme superou seus antecessores da franquia Deadpool em quase todos os mercados.

Histórico da Franquia Deadpool

O primeiro “Deadpool” fez história ao estrear com US$ 133,7 milhões em 2016, demonstrando que filmes de super-heróis com classificação R podem ter um grande apelo de bilheteria. “Deadpool 2” seguiu com uma abertura de US$ 125,5 milhões em 2018. Após a aquisição da 20th Century Fox pela Disney, a franquia Deadpool foi incorporada ao MCU da Marvel, abrindo novas possibilidades para crossovers e expansões no universo dos X-Men.

Outros Destaques das Bilheterias

Além do sucesso de “Deadpool & Wolverine”, “Divertida Mente 2” da Pixar continua a dominar as bilheterias de animação, com um total de US$ 613,4 milhões na América do Norte e US$ 1,5 bilhão globalmente. “Twisters”, da Amblin Entertainment, ficou em segundo lugar, arrecadando US$ 36 milhões em seu segundo fim de semana, com um total doméstico de US$ 155,6 milhões. “Despicable Me 4”, da Universal e da Illumination, ocupou o terceiro lugar com US$ 14,5 milhões.

O filme de terror indie “Longlegs”, da Neon, também se destacou, tornando-se o maior sucesso da produtora com US$ 58,6 milhões em vendas de ingressos domésticos.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor