Novo recurso criado por Hideo Kojima oferece acessibilidade a jogadores que preferem focar na história
A tão esperada sequência Death Stranding 2, de Hideo Kojima, trará uma inovação pensada especialmente para jogadores menos familiarizados com combates intensos. Em um episódio recente do programa Koji10, no YouTube, o aclamado diretor revelou um recurso exclusivo que permitirá aos jogadores simplesmente pular lutas difíceis, como confrontos com chefes, optando por uma alternativa narrativa.
De acordo com a tradução publicada pelo usuário Genki, ao jogar em dificuldades mais acessíveis — como o modo “fácil” — os jogadores encontrarão um novo botão disponível durante as batalhas mais desafiadoras. Essa opção elimina a necessidade de combate, substituindo-o por uma descrição textual detalhada da batalha acompanhada de imagens, no estilo de uma visual novel.
Jogadores com deficiência e fãs da narrativa serão beneficiados
A novidade foi bem recebida pela maioria da comunidade, que reconheceu a inclusão como um avanço em acessibilidade. Fãs elogiaram a funcionalidade por permitir que mais pessoas possam aproveitar a rica e complexa narrativa de Death Stranding 2, mesmo que não tenham habilidade, interesse ou capacidade física para enfrentar os combates.
“Provavelmente útil para jogadores com deficiência que querem aproveitar a história”, comentou um fã nas redes sociais. Outro destacou: “Espero que isso signifique que os chefes sejam bem mais difíceis nas dificuldades maiores”.
Além da comparação com jogos como NieR, que já adotaram mecânicas semelhantes, o recurso também gerou discussões sobre como o design de jogos pode ser mais inclusivo sem comprometer o desafio para quem o busca.
Kojima prepara uma nova era de experiências interativas
Além de Death Stranding 2, Kojima segue trabalhando em projetos ousados. Um deles é OD, desenvolvido em parceria com Jordan Peele, descrito pelo criador como “um pouco arriscado” e “como nenhum outro jogo”. E há também um filme baseado no universo de Death Stranding a caminho, que promete expandir ainda mais esse mundo único.
Com esses lançamentos no horizonte, Hideo Kojima continua a desafiar as convenções da indústria de games, apostando em experiências inclusivas, inovadoras e criativamente ousadas.