O ator Denzel Washington é um dos artistas mais respeitados e premiados de sua geração. Ele já recebeu nove indicações ao Oscar e venceu duas vezes. No entanto, para o astro, essas estatuetas não têm grande valor. Em uma nova entrevista, Denzel Washington afirmou que não se importa com o Oscar e que prêmios não guiam suas decisões na carreira.
“Eu não faço isso pelo Oscar. Não me importo com esse tipo de coisa”, disse o ator ao canal “Jake’s Takes”. Ele participava da divulgação de seu novo filme, “Highest 2 Lowest”. “O homem dá o prêmio. Deus dá a recompensa”, filosofou.
“O homem dá o prêmio. Deus dá a recompensa.”
Denzel Washington explicou sua perspectiva sobre a premiação. Ele relembrou sua longa carreira e as injustiças que presenciou. “Houve momentos em que ganhei e não deveria ter ganhado”, admitiu. “E depois não ganhei e deveria ter ganhado”. Por isso, ele encara o prêmio com distanciamento. “Não estou tão interessado no Oscar. […] No meu último dia, [a estatueta] não vai me fazer nenhum bem”, concluiu.
A lição para Ethan Hawke
Essa filosofia de Denzel Washington não é nova. Seu colega de elenco em “Dia de Treinamento”, o ator Ethan Hawke, já havia contado uma história reveladora sobre o assunto. Hawke relembrou a noite em que perdeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Segundo ele, Denzel se aproximou e lhe disse: “É melhor que você не tenha ganhado. Perder foi melhor.”
Hawke então explicou a mentalidade do amigo. “Você не quer um prêmio para melhorar seu status. Você quer melhorar o status do prêmio. É assim que ele pensa”, disse. “O Oscar tem mais poder porque Denzel tem alguns. [O prêmio] não elevou quem ele era.”
O “desprezo” pela esnobada no Oscar
A atitude do ator se mantém consistente. No início deste ano, por exemplo, muitos consideraram uma grande injustiça ele não ter sido indicado ao Oscar por seu papel em “Gladiador II”. Questionado sobre a esnobada na época, Denzel Washington respondeu com sarcasmo: “Você está brincando comigo? Awww. Oh, estou tão chateado”.
A declaração reforça a imagem de um artista focado em seu ofício e em seus valores, e não nas honrarias da indústria.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


