Denzel Washington relembrou, em entrevista à Esquire, o momento em que perdeu o Oscar de Melhor Ator para Kevin Spacey na cerimônia de 2000. O ator estava indicado por seu papel em The Hurricane, enquanto Spacey levou a estatueta por Beleza Americana, em uma das disputas mais memoráveis daquela década.
Washington, que já havia sido indicado ao Oscar anteriormente, afirmou que a reação ao anúncio da vitória de Spacey foi uma mistura de decepção e introspecção. “Eu me virei e olhei para ele, e ninguém estava de pé, exceto as pessoas ao redor dele. E todos os outros estavam olhando para mim… Talvez eu sentisse que todos estavam olhando para mim, mas, pensando agora, não acho que eles estavam”, disse ele, refletindo sobre o momento.
Apesar da perda, o ator compartilhou que não ficou ressentido com Spacey, afirmando que não foi um “não ganho meu Oscar” e que as conversas sobre o evento ficaram restritas à sua percepção do que estava acontecendo naquele momento.
Ele também revelou que, após a cerimônia, a reação inicial foi beber para lidar com a frustração. “Eu tive que fazer isso. Não quero soar como, ‘Oh, ele ganhou meu Oscar,’ ou algo assim. Não foi assim”, disse Washington, destacando que não queria alimentar um sentimento negativo em relação à vitória de Spacey.
Além disso, Washington contou que a decepção com o Oscar o fez amargar por anos, algo que ele só superou quando parou de beber em 2014. “Eu estava amargo. Minha festa de piedade. Então, vou te dizer, por cerca de quinze anos, de 1999 a 2014, quando eu parei de beber, eu estava amargo”, revelou.
Finalmente, dois anos após a perda para Spacey, Washington conquistaria o Oscar de Melhor Ator por sua performance em Dia de Treinamento (2001), e desde então, o ator teve outras quatro indicações ao prêmio, consolidando sua carreira como um dos maiores nomes de Hollywood.