A Techland, o aclamado estúdio polonês por trás da bem-sucedida franquia de zumbis Dying Light, anunciou o cancelamento de dois projetos em desenvolvimento. A notícia, que surpreendeu a indústria, veio à tona através de um relatório financeiro da empresa, que atribuiu um prejuízo de 130 milhões de zlotys poloneses (cerca de R$ 195 milhões na cotação atual) à “nossa decisão de interromper o trabalho em dois projetos”.
Embora a empresa não tenha especificado quais foram os jogos cancelados, a revelação lança uma sombra de dúvida sobre o futuro de seu projeto mais ambicioso: um RPG de ação e fantasia em mundo aberto, que estava sendo desenvolvido por uma equipe de veteranos da indústria.
O RPG de fantasia está em risco?
Anunciado em 2022, este novo RPG de fantasia era a grande aposta da Techland para o futuro, sendo sua primeira nova propriedade intelectual em quase uma década. O estúdio montou uma equipe de peso para o projeto, incluindo diversos ex-desenvolvedores da CD Projekt Red, com experiência em títulos como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077, como a diretora narrativa Karolina Stachyra e o diretor de mundo aberto Bartosz Ochman.
O CEO do estúdio, Paweł Marchewka, já havia declarado que o objetivo era criar “algo verdadeiramente especial”. Com a notícia do cancelamento de dois projetos, e dado o alto custo e a ambição de um RPG de mundo aberto, a comunidade gamer agora teme que este seja um dos títulos que foram engavetados.
O futuro da franquia ‘Dying Light’
A outra possibilidade é que um dos projetos cancelados seja um dos “vários” novos títulos do universo Dying Light que a empresa anunciou no início deste ano. No entanto, o futuro imediato da franquia de zumbis parece seguro.
O próximo lançamento da Techland será Dying Light: The Beast, que chega no verão do hemisfério norte. Curiosamente, o jogo começou como um DLC de história para Dying Light 2, mas, segundo o estúdio, “após dois anos de trabalho, seu tamanho e escopo mudaram tanto que ele evoluiu para uma experiência independente”.
O contexto do sucesso e do prejuízo
A notícia do prejuízo e dos cancelamentos chega de forma um tanto surpreendente, considerando o grande sucesso do último lançamento do estúdio. Dying Light 2: Stay Human (2022) foi um sucesso de crítica e vendas, comercializando mais de cinco milhões de cópias apenas em seu mês de lançamento.
No entanto, o alto custo de desenvolvimento de jogos AAA significa que o cancelamento de projetos em estágio avançado pode gerar perdas financeiras significativas, mesmo para uma empresa bem-sucedida. Agora, os fãs aguardam um comunicado oficial da Techland para esclarecer o futuro de seu portfólio e confirmar se o sonho do novo RPG de fantasia chegou a um fim prematuro.