Blizzard avalia se deve balancear Spiritborn em Diablo IV após opiniões dos jogadores
Rod Fergusson, gerente geral da série Diablo, abriu uma pesquisa para jogadores de Diablo IV com o objetivo de entender se a comunidade acredita que a Blizzard deve intervir na classe Spiritborn, amplamente considerada uma das mais fortes e exploráveis do jogo. Desde seu lançamento no DLC Vessel of Hatred, a Spiritborn mostrou-se capaz de acumular dano elevado de forma incomum, levando muitos jogadores a questionarem o equilíbrio da classe.
A proposta de Fergusson, publicada em sua conta no Twitter, sugere que a Blizzard está considerando a opinião dos jogadores sobre a necessidade de ajustes. Ele perguntou: “Devemos consertar o Spiritborn para que fique mais próximo do equilíbrio das outras classes OU devemos deixá-lo como está porque você está se divertindo?” Fergusson fez questão de esclarecer que a questão não implica tornar as outras classes igualmente desequilibradas, algo que poderia impactar o jogo de maneira inesperada.
Comunidade dividida sobre equilíbrio
Atualmente, 63,1% dos jogadores desejam que a Spiritborn permaneça inalterada, enquanto 36,9% defendem uma correção para equilibrar a classe. Esses dados destacam a divisão na comunidade, que se beneficia da força excepcional da classe, mas reconhece o potencial impacto no jogo em longo prazo. Desde que foi introduzida, Spiritborn tornou-se um alvo fácil para builds que exploram suas vulnerabilidades, com jogadores alcançando danos na casa dos quatrilhões. Em análises feitas pela própria comunidade, foi estimado que a classe é “100.000 vezes mais forte que qualquer outra classe do jogo”, o que levanta preocupações sobre o equilíbrio de jogabilidade.
A Blizzard, consciente das críticas e expectativas dos jogadores, já expressou anteriormente a necessidade de ajustes cuidadosos para garantir que novas classes e mecânicas não se tornem desbalanceadas. Fergusson também mencionou que esta pesquisa não possui caráter vinculativo, mas oferece uma indicação de como o estúdio deve prosseguir com Spiritborn, uma decisão complexa considerando o histórico da Blizzard com o equilíbrio de suas classes.
A prática de consultar os jogadores antes de tomar decisões significativas sobre classes desbalanceadas é comum em jogos de serviço ao vivo, onde as reações são geralmente amplificadas pela comunidade ativa. A decisão final da Blizzard pode depender de uma análise mais profunda dos dados obtidos, combinada com as expectativas dos jogadores sobre a experiência de Diablo IV, que permanece um dos títulos de serviço mais comentados do ano.