Desafios para remasterizar Dragon Age: Os obstáculos enfrentados pela BioWare
A desenvolvedora BioWare é amplamente reconhecida por revisitar seus clássicos através de remasterizações, mas parece que os fãs da série Dragon Age terão que esperar mais um pouco. Em uma recente entrevista à Rolling Stone, John Epler, diretor criativo da BioWare, explicou as complicações que envolvem a possibilidade de trazer os três primeiros jogos da franquia de volta em uma coleção remasterizada.
Motores de jogo raros dificultam o processo
Epler revelou que os três primeiros jogos de Dragon Age, lançados entre 2009 e 2014, foram desenvolvidos com motores proprietários pouco convencionais da EA. Os dois primeiros jogos da série utilizam o motor Eclipse, que foi criado especificamente para Dragon Age: Origins. Após sua utilização em Dragon Age 2, esse motor se tornou praticamente obsoleto, sendo “perdido para o éter”, como Epler descreveu. Ele acrescentou: “Acho que sou uma das cerca de 20 pessoas restantes na BioWare que realmente usaram o Eclipse”.
Com a chegada de Dragon Age: Inquisition, a série adotou o Frostbite Engine, mais versátil e utilizado em vários títulos da franquia Battlefield, além de outros projetos recentes da BioWare, como Dragon Age: The Veilguard. No entanto, Epler ressaltou que o Frostbite não possui a ubiquidade do Unreal Engine, que foi empregado em remasterizações mais bem-sucedidas, como a coleção Mass Effect.
Esperança para o futuro da série
Epler afirmou que criar uma coleção remasterizada de Dragon Age “não vai ser tão fácil quanto Mass Effect”, mas expressou amor pelos jogos originais e otimismo sobre o futuro da franquia: “Nunca diga nunca, acho que é nisso que se resume”. Essa declaração sugere que, apesar das dificuldades, a BioWare não descarta a ideia de revisitar a série no futuro.
Os fãs de Dragon Age podem ficar desapontados com a ausência de uma coleção remasterizada imediata, mas as palavras de Epler oferecem um fio de esperança de que a BioWare ainda tem planos para trazer esses amados jogos de volta, de alguma forma, nos próximos anos. Enquanto isso, os jogadores podem aproveitar as experiências ricas e envolventes que a série continua a oferecer com novos títulos.

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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