Diretor de Baldur’s Gate 3 revela preocupações iniciais sobre a duração do jogo

O diretor de Baldur’s Gate 3, Swen Vincke, compartilhou recentemente suas preocupações iniciais sobre a duração do RPG de grande escala, que agora é conhecido por sua jogabilidade extensa e altamente rejogável. Em uma entrevista com o BAFTA, Vincke admitiu que temia que o jogo fosse curto demais, uma preocupação que pode parecer surpreendente para muitos, considerando que uma única partida pode facilmente ultrapassar 100 horas.

Vincke comentou: “Você ficaria surpreso em saber que na verdade tínhamos muito mais regiões que planejamos fazer. Eu estava com medo de que o jogo fosse muito curto originalmente, mas eu notoriamente sempre fui muito ruim em julgar a duração dos nossos jogos.” A equipe da Larian Studios, responsável pelo desenvolvimento do jogo, inicialmente planejava incluir mais regiões, mas percebeu que poderiam acabar criando um RPG “muito grande”.

Essa percepção levou a cortes no conteúdo original planejado para o jogo. Um exemplo específico mencionado por Vincke foi a área das Moonrise Towers, que originalmente consistia em duas torres, mas foi reduzida para apenas uma na versão final. Até mesmo as ruínas da segunda torre, que estavam presentes em um ponto do desenvolvimento, foram removidas devido às preocupações com o tamanho do jogo.

Ajustes e premiações: o impacto do sucesso no desenvolvimento

A decisão de reduzir o conteúdo parece ter sido acertada, já que Baldur’s Gate 3 é elogiado por seu escopo ambicioso sem parecer excessivo. Mesmo jogadores novos na série, como eu, que experimentaram o jogo pela primeira vez com esta última edição, acharam a experiência equilibrada e envolvente. Vincke destacou em julho que o sucesso do jogo foi tão grande que começou a “afetar o desenvolvimento”, com a Larian precisando enviar “equipes rotativas” de desenvolvedores para cerimônias de premiação devido ao número de prêmios recebidos.

Essa situação lembra o caso do diretor de Elden Ring, Hidetaka Miyazaki, que inicialmente estimou que o jogo levaria cerca de 30 horas para ser concluído. A estimativa se mostrou muito distante da realidade, levando Miyazaki a evitar fazer previsões sobre a duração do DLC de Elden Ring posteriormente.

No final, a experiência de desenvolvimento de Baldur’s Gate 3 destaca a dificuldade de prever a duração ideal de um jogo e como ajustes cuidadosos podem resultar em um produto final bem-sucedido e bem recebido pelos jogadores.

Mostrar menosContinuar lendo