Apesar de Clair Obscur: Expedition 33 ser um dos mais fortes candidatos ao prêmio de Jogo do Ano (GOTY) em dezembro, o diretor do aclamado RPG, Guillaume Broche, insiste que a prestigiada estatueta nunca foi o objetivo principal do estúdio Sandfall Interactive. Em uma nova e sincera entrevista, ele afirmou que o verdadeiro sucesso do jogo já foi alcançado através da conexão emocional com os jogadores.

Para Broche, o prêmio seria apenas um “bom bônus”, mas a verdadeira vitória está nas mensagens de fãs que disseram ter suas vidas mudadas pelo game. E, de forma surpreendente, ele revelou qual é o seu GOTY pessoal de 2025: o viral Megabonk.

A ‘ressonância emocional’ como o verdadeiro prêmio

Em conversa com o site PCGN, o diretor Guillaume Broche explicou a filosofia do estúdio. “[GOTY] não é algo que realmente almejamos; deve ser apenas uma consequência de fazer um bom jogo, não o objetivo”, disse ele. “Nossa filosofia é que já alcançamos muito mais do que queríamos.”

Ele revelou que o estúdio foi inundado de mensagens emocionantes. “Recebemos tantas mensagens lindas de jogadores ao redor do mundo dizendo que o jogo mudou suas vidas e os ajudou em momentos difíceis. (…) O que buscamos ao criar jogos (…) é produzir uma ressonância emocional real com as pessoas. [Expedition 33] já foi uma vitória porque alcançamos isso.”

Concorrência acirrada e a surpresa do GOTY pessoal

Broche reconheceu o altíssimo nível da competição em 2025, um ano repleto de grandes lançamentos como Donkey Kong Bananza, Death Stranding 2, Hades 2, Silent Hill f, Ghost of Yotei e Monster Hunter Wilds. “Existem tantos jogos bons este ano que tudo bem se não ganharmos”, afirmou.

No entanto, quando questionado sobre sua escolha pessoal para Jogo do Ano, a resposta foi inesperada e bem-humorada. Ele revelou ser o fenômeno indie Megabonk, o roguelike bullet hell que tem quebrado recordes na Steam.

“Não sei se é uma escolha séria, mas estou passando tempo demais em Megabonk agora”, disse Broche, rindo. “É a minha vida. Me ajudem!”

Lançado no início do ano, Clair Obscur: Expedition 33 é um dos jogos mais bem avaliados de 2025, com nota 93 no Metacritic, e seu sucesso comercial já o estabeleceu como uma das maiores e mais amadas novas propriedades intelectuais da geração.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor