O lançamento de Hollow Knight: Silksong no início de setembro foi uma festa para os fãs, mas para outros desenvolvedores independentes, a celebração teve um gosto amargo. Jonathan Jacques-Belletête, diretor do aguardado jogo Hell Is Us, criticou publicamente a decisão da Team Cherry de anunciar a data de estreia com poucas semanas de antecedência, classificando a atitude como “um pouco insensível” com o resto da cena indie.
Em uma nova entrevista, o diretor explicou como a magnitude de Silksong, que ele apelidou de o “GTA 6 dos Indies”, criou um efeito dominó que forçou outros estúdios a adiarem seus jogos para não serem esmagados pelo lançamento.
O ‘GTA 6 dos Indies’ e o lançamento surpresa
Em conversa com o canal Skill Up, Jonathan Jacques-Belletête, embora tenha deixado claro que a Team Cherry não quebrou nenhuma regra, não se conteve ao analisar o impacto da decisão. “Quando você é tão grande, acho que um lançamento paralelo é meio que uau”, disse ele, referindo-se ao anúncio de última hora. “Fazer um lançamento paralelo de algo assim é um pouco insensível.”
A crítica reflete a enorme força que um jogo do calibre de Silksong possui. Sua chegada repentina ao mercado, após anos de espera, não deu tempo para que outros estúdios pudessem reagir e ajustar seus próprios cronogramas de marketing e lançamento.
O efeito dominó no calendário de jogos independentes
A crítica de Belletête reflete um problema real que afetou vários outros estúdios. Com medo de ter seus lançamentos ofuscados, diversos jogos independentes que estavam programados para o mesmo período tiveram que ser adiados. Entre os “vítimas” do lançamento de Silksong estão os jogos Demonschool, que foi adiado para novembro, e Baby Steps.
Embora tecnicamente não tenha sido um shadow drop (quando um jogo é lançado no mesmo dia do anúncio), o aviso de apenas duas semanas para a chegada do jogo mais aguardado do Steam funcionou da mesma forma, criando um “buraco negro” no calendário do qual todos os outros estúdios precisaram desviar.
A longa e silenciosa espera por ‘Silksong’
A decisão da Team Cherry de anunciar a data de forma tão abrupta na Gamescom 2025 encerrou um período de quase seis anos de silêncio e especulação. O estúdio, conhecido por ser pequeno e reservado, optou por uma estratégia que, embora tenha gerado uma explosão de hype entre os fãs, acabou criando um grande desafio para seus colegas na indústria de desenvolvimento de jogos independentes.